Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Covid-19. Bono Vox e Penelope Cruz juntos em campanha pró-vacinação

por Carla Quirino - RTP
Organização ONE

"Se a vacina não chegar a todo o lado, a pandemia não se vai embora". É este o mote de uma série de filmes de animação que promove o acesso de todos à vacina contra a Covid-19. O projeto chama-se Pandemica e é produzido e lançado pela ONE, organização que luta pela erradicação da pobreza global, cofinanciada pelo vocalista dos irlandeses U2. Penelope Cruz, Michael Sheen e David Oyelowo dão voz à campanha.

O projeto Pandemica pretende consciencializar as pessoas para a importância da vacinação.

Lê-se na página oficial da ONE - Pandemica que este "vírus prospera na desigualdade". A organização alerta para "as pessoas que vivem em países mais pobres" e que "estão a ser deixadas para trás".

"Se a vacina não chegar a todo o lado, chega a pandemia". É esta a mensagem repetida nas várias animações, tendo em vista sensibilizar as populações para o problema do acesso desigual às vacinas no mundo.
 
"Se não há vacinas, a pandemia não acaba. A animação é uma forma divertida de divulgar esta mensagem, através do humor, e assim chegar a muitas pessoas"
, afirma David McNair, diretor da ONE, citado na Euronews.

Bono Vox destaca a necessidade da distribuição de vacinas por todos e defende, nas redes sociais,  que "o local onde se vive não deve determinar quem é vacinado contra a Covid-19. Precisamos de vacinas em todo o lado, se não a pandemia não vai desaparecer".


As animações pretendem atingir vários públicos e especialmente os mais novos.

Sem acesso global a vacinas, a mortalidade duplica e o impacto na economia mundial pode atingir a perda de cerca de oito mil milhões de euros. As contas são de analistas da organização sem fins lucrativos ONE.

McNair relembra o risco de as mutações do vírus poderem ganhar resistência às vacinas e continuar a atingir populações mais desfavorecidas. E alerta: "Os países ricos estão a acumular vacinas e isso pode fazer durar a pandemia por muito tempo".


Andrew Rae, ilustrador britânico, desenhou as personagens e explica a conceção das coloridas figuras: "A principal preocupação foi representar pessoas de várias comunidades e diversas partes do mundo, fugindo ao uso de estereótipos".

"Foi por isso que criámos estas personagens meio estranhas, todas diferentes, sem recorrer a clichés", acrescenta.

A série Pandemica tem sete episódios de 30 segundos. Entre vários atores e atrizes, Kamul Nanjiani, Danai Gurira, Phoebe Robinson, Wanda Sykes, David Oyelowo dão a voz às personagens. Penelope Cruz e Michael Sheen participam na vocução final. 
Tópicos
pub