Covid-19. STCP reforça oito linhas de autocarros no Porto com mais 160 viagens diárias

por Lusa

Porto, 30 set 2020 (Lusa) -- A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar, a partir de quinta-feira, oito linhas de autocarros com 160 viagens adicionais por dia para responder ao aumento da procura, adiantou hoje a empresa.

"Esta operação traduz-se num aumento de cerca de 16% no número de viagens oferecidas, em horário diurno e aos dias de semana, dado que as linhas 200, 201, 203, 204, 205, 207, 208 e 305 contarão, no seu conjunto, com 160 viagens adicionais por dia", revelou a STCP num comunicado enviado às redações.

Este complemento da oferta surge enquadrado nas medidas de prevenção da pandemia covid-19 implementadas pela operadora e em resposta ao pedido da Câmara do Porto a um reforço transitório da oferta para os próximos meses, financiado na totalidade pelo município, sublinhou a empresa.

A STCP assumiu estar a desenvolver "todos os esforços" para que, ainda em outubro, seja possível aumentar a oferta em linhas que servem também os restantes concelhos onde a empresa opera: Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

De acordo com a empresa, há limitação dos recursos disponíveis para aumentar a oferta, por isso, para responder a esta "necessidade urgente" de aumento de viagens em algumas linhas está a avaliar outras soluções.

Em estudo estão a subcontratação de operação de linhas ou pelo aluguer e/ou aquisição de autocarros.

De momento, para conseguir operacionalizar os reforços das linhas do Porto, a operadora revelou ter avançado já com a subcontratação da Linha 403 (Boavista [Casa da Música-Campanhã]) à empresa Maia Transportes.

"Os autocarros que irão circular estarão devidamente identificados com a marca STCP e serão operados de acordo com as condições que vigoram em toda a rede da empresa", sublinhou.

A subcontratação, em vigor até 31 de dezembro, apenas abrange os dias úteis, mantendo a STCP apenas a sua frota em operação aos fins de semana e feriados.

"No mesmo enquadramento, prevê-se para a próxima semana a subcontratação da Linha ZC (Estádio do Dragão-Areias), que contará com autocarros minis com uma capacidade de lotação superior à que, atualmente, a STCP tem afeta", frisou.

À semelhança dos seus autocarros, aqueles que forem subcontratados irão, igualmente, ser higienizados e desinfetados diariamente, garantiu.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.971 pessoas dos 75.542 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

SVF // ACG

Lusa/Fim

Tópicos
pub