Fotografia mostra Trump com máscara em visita a fábrica da Ford

por RTP
Sky News

Uma imagem divulgada esta sexta-feira mostra Donald Trump com uma máscara azul escura durante uma visita a uma fábrica da Ford, no Michigan. No entanto, apesar de confirmar que realizou a visita de máscara, o presidente dos Estados Unidos falou aos jornalistas sem proteção facial porque não queria "dar esse prazer" à imprensa.

Desde o início da pandemia, vários líderes mundiais e personalidades públicas optam pelo uso da máscara facial, não só por proteção, mas também de forma a dar o exemplo à população. O Presidente dos Estados Unidos tem sido uma exceção, nunca tendo surgido em público com uma máscara colocada.

No entanto, esta sexta-feira foi divulgada uma imagem de Donald Trump durante uma visita na quinta-feira a uma fábrica da Ford, no Michigan, unidade que se tem dedicado nas últimas semanas à produção de ventiladores, máscaras e equipamentos médicos vários.

Num vídeo publicado pela Sky News, é possível ver o Presidente norte-americano rodeado por responsáveis da Ford, também com as respetivas máscaras colocadas.

Mais tarde, o Presidente norte-americano, confirmou que tinha usado máscara, apesar de se ter mostrado adverso a tal situação.

“Eu também tinha uma, há pouco. Usei-a lá atrás. Não queria dar à imprensa o prazer de me ver [com máscara]”, afirmou Donald Trump perante os jornalistas. 

Questionado sobre a obrigatoriedade de uso de máscara dentro da fábrica, o presidente executivo da Ford, Bill Ford, afirmou que isso dependeria apenas da decisão do Presidente norte-americano.

No início da semana, um comunicado da Ford enviado à Associated Press enfatizava a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção indiviudal nas fábricas espalhadas pelo país. No entanto, a fabricante automóvel reconhecia: "A Casa Branca tem a sua própria política de segurança e de testagem, e poderá tomar a sua própria decisão".
"Isto não é uma piada"
As imagens surgem depois de uma procuradora-geral norte-americana ter criticado a relutância de Donald Trump em usar a máscara durante a visita a uma fábrica da Ford, no Michigan.

Na véspera desta visita, Dana Nessel, procuradora-geral daquele Estado, tinha considerado que, tratando-se de um espaço fechado, qualquer pessoa deveria usar máscara naquela situação.

O Presidente é como uma criança petulante que se recusa a seguir as regras. Isto não é uma piada”, afirmou a procuradora, em declarações à CNN, acrescentando que milhares de pessoas já morreram no Estado do Michigan devido ao novo coronavírus e, por isso, o comportamento do presidente era "extremamente desrespeitoso".

Já depois das críticas e de concluída a visita, o Presidente norte-americano criticou a procuradora-geral e aproveitou para fazer campanha:

"A procuradora-geral do grande Estado do Michigan, Dana Nessel, que não faz nada, não devia apontar a sua fúria e estupidez à Ford - eles podem chatear-se e abandonar o Estado, tal como tantas outras empresas fizeram, até eu ter sido eleito e ter trazido os negócios de volta ao Michigan. EMPREGOS!", escreveu no Twitter.


Depois de vários elementos da Casa Branca terem testado positivo para o novo coronavírus nas últimas semanas, o próprio Presidente realizou testes que têm até agora dado resultados negativos, segundo o próprio.

Donald Trump admitiu recentemente que tem tomado hidroxicloroquina - um medicamento usado no tratamento da malária - como prevenção contra a Covid-19, ainda que a eficácia do mesmo não esteja ainda comprovada.

Vários responsáveis de saúde e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) - agência da ONU com a qual o Presidente norte-americano tem estado em rota de colisão - levantam dúvidas sobre o uso deste medicamento para o tratamento do novo coronavírus. 

Na última quinta-feira, o número de mortos nos Estados Unidos ultrapassou os 94 mil. Há mais de 1,5 milhões de casos confirmados de Covid-19 no país.
Tópicos
pub