EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Madrid. Sindicatos convocam greve de professores por falta de medidas de segurança

Madrid. Sindicatos convocam greve de professores por falta de medidas de segurança

Os sindicatos CCOO, UGT, CGT e STEM anunciaram uma greve dos professores madrilenos no início do ano letivo em cada uma das etapas educacionais e mais um dia de greve conjunta. Acusam o governo regional e o Ministério da Educação de "inércia" e consideram que faltam medidas e recursos.

RTP /
Sergio Perez - Reuters

Em comunicado enviado às redações, os sindicatos dizem que a comunidade educativa e a sociedade madrilena como um todo estão "em perigo".

No dia 10 de setembro haverá uma greve conjunta de todos os níveis e ensinamentos do ensino público não universitário, explicam os quatro sindicatos.

Entre as principais reivindicações sindicais estão: redução da proporção de alunos por sala de aula; divisão das turmas para respeitar distâncias de segurança; aumento do corpo docente; mais pessoal de limpeza e controle; dotação em todos os centros de pessoal de enfermagem e medidas e recursos para corrigir a exclusão digital.

Além das medidas diretamente ligadas com a pandemia, juntam-se reivindicações que envolvem transferência de fundos, escolas privadas e currículo.

Os sindicatos ameaçam que este pode ser apenas o início do protesto, caso a Comunidade de Madrid continue a recusar fazer os investimentos considerados necessários.

CCOO, UGT, CGT e STEM vão convocar os Conselhos de Pessoal Docente para a primeira semana de setembro e exigirão a convocação imediata dos Comités de Saúde e Segurança em todas as Direções Territoriais.

A Comisiones Obreras recorreu ao Superior Tribunal de Justiça da Comunidade de Madrid para contestar o início do ano letivo, que considera “manifestamente ilegal" e que deixa a comunidade educativa "à sua própria sorte".

O sindicato contesta as medidas organizacionais e de prevenção, higiene e promoção da saúde contra a Covid-19, divulgadas em 9 de julho, e das instruções para iniciar o ano em centros públicos.
Tópicos
PUB