Mais de 10 mil madeirenses receberam 2 milhões de euros em `vouchers` de viagens

por Lusa

Funchal, Madeira, 05 jun 2020 (Lusa) -- Cerca de 10.300 madeirenses que compraram viagens foram impedidos de viajar devido à pandemia da covid-19, tendo recebido `vouchers` das transportadoras num valor superior a dois milhões de euros, anunciou hoje o Governo Regional.

"Estima-se que, desde 13 de março a 30 de abril, cerca de 10.300 madeirenses tenham sido impelidos a aceitar estes `vouchers` de reembolso de viagens emitidos pelas companhias aéreas, para voos entre a Madeira e Portugal continental e vice-versa, num volume financeiro superior a dois milhões de euros", pode ler-se numa informação divulgada pela Vice-presidência.

A nota refere que as viagens que sejam realizadas com estes `vouchers` emitidos pelas companhias aéreas depois dos sucessivos cancelamentos das ligações, devido às medidas impostas pela pandemia, "serão elegíveis para efeitos de reembolso no âmbito do Subsídio Social de Mobilidade".

Segundo o executivo, depois da realização das viagens em causa os passageiros devem apresentar além da documentação anteriormente exigida para o reembolso, "o vale de viagem ou `voucher` que foi agora considerado como elegível como forma de pagamento das viagens".

"A medida, que resulta de uma série de contactos formais entre a Vice-Presidência do Governo Regional e o Ministério das Infraestruturas e Habitação, deverá ser comunicada, formalmente, através da Inspeção-Geral de Finanças aos CTT, que irá operacionalizar este procedimento", sublinha o executivo madeirense.

A Vice-Presidência alertou anteriormente que a recusa em aceitar os vales de viagens de compensação entregues pelas companhias aéreas "prejudicava, ainda mais, todos os madeirenses que ficaram impedidos de viajar, sem direito ao esperado e justo reembolso do dinheiro investido".

Os `vouchers` atribuídos pelas companhias aéreas devido ao cancelamento dos voos tem uma validade que varia entre os 12 e 24 meses, e foi a forma encontrada para evitar o reembolso em dinheiro dos valores pagos.

Devido à pandemia da covid-19 foram canceladas as ligações programadas com partida ou chegada nos aeroportos da Madeira e Porto Santo, efetuando a TAP durante apenas dois voos semanais de ligação com Lisboa durante várias semanas.

Na quinta-feira, o Instituto de Administração da Saúde da Madeira - IASAÚDE revelou que se mantêm os 90 casos de covid-19 na região, 81 dos quais são casos recuperados e nove casos ativos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.455 pessoas das 33.592 confirmadas como infetadas, e há 20.323 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

Tópicos
pub