Nova Zelândia questiona estratégia Covid zero perante surto Delta

A propagação da variante Delta está a colocar em causa toda a abordagem para conter o vírus. Até aqui, a política de eliminação Covid zero era bem sucedida com bloqueios rígidos. O crescente número de novos casos associados à Delta, "muda o jogo consideravelmente" e faz com que as proteções existentes "pareçam menos adequadas e robustas", diz ministro.

Carla Quirino - RTP /
Confinamento na cidade de Wellington Praveen Menon - Reuters

"É diferente de tudo que havíamos lidado até agora" diz Chris Hipkins, ministro neozelandês encarregue da resposta à Covid-19. A capacidade altamente contagiosa da variante Delta está a trocar as voltas à estratégia de bloqueios que tinha resultado até agora.

"É um vírus que pode tornar-se infecioso em 24 horas depois de alguém ser infectado. Isso altera as regras  do jogo consideravelmente", sublinha Hipkins.

Acrescenta que "a escala de infeção e a velocidade com que o vírus se espalha é algo que, apesar de todos os melhores preparativos do mundo, colocou o nosso sistema sob pressão", citado na France 24.
Prolongamento do confinamento
O surto continua a crescer e centra-se nas cidades de Auckland e em Wellington, obrigando a um prolongamento do confinamento nacional, pelo menos até à próxima sexta-feira. Foram registados novos 107 casos de Covid-19. 

As dúvidas na abordagem para o Covid zero sobre a vulnerabilidade das proteções existentes levanta "algumas grandes questões sobre qual é o futuro de longo prazo de nossos planos" refere Chris Hipkins citado pela BBC.

E relembra: "Em algum momento, teremos que começar a ser mais abertos no futuro"

Jacinda Arden aumentou as necessidades de proteção na medição de temperatura em todos os bares e restaurantes, assim como o uso obrigatório de máscaras em supermercados e farmácias. Em vigor estão também multas elevadas para as empresas que não cumprirem as regras.

A Neozelândia tem enfrentado a pandemia com um relativo sucesso devido à baixa mortalidade - registados 26 óbitos. A estratégia de eliminação da Covid-19 aplicada pelo executivo de Jacinda Ardern tem sido elogiada mas a primeira-ministra remete os louros para a população referindo-se como a "nossa equipa de cinco milhões".
Um quinto da população vacinada
De acordo com os dados do ministério da saúde neozelandez, apenas 20 por cento da população tem a vacinação completa. O país assume um dos últimos lugares entre os estados da OCDE, no que toca à taxa de inoculações.

A oposição tem questionado a lenta velocidade da vacinação e afirma que o surto expôs a falta de planeamento na vacinação em Wellington.

"A complacência do governo e a incapacidade de garantir o fornecimento e a entrega da vacina nos tornaram alvos fáceis, completamente vulneráveis à variante Delta" acusou o porta-voz do Partido Nacional da Oposição, Chris Bishop.

A Austrália também aplicou a estratégia Covid zero, mas os casos Delta continuam a aumentar.
Tópicos
PUB