Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pelo menos 97 infetados em lar no concelho de Beja

por Lusa

Pelo menos 97 pessoas de um lar no concelho de Beja, entre utentes e funcionários, estão infetadas com o novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Paulo Arsénio.

De acordo com o autarca, 123 utentes e funcionários do lar Mansão de São José foram testados à presença do SARS-CoV-2 na terça-feira depois de haver a confirmação de "dois positivos", uma utente e uma funcionária.

A despistagem foi feita pelo Algarve Biomedical Center (ABC) e, "sensivelmente às 19:30" de hoje, houve a confirmação de mais "95 casos positivos, entre utentes e funcionários", 13 pessoas com resultados negativos e ainda 15 com resultados inconclusivos.

Paulo Arsénio explicitou que ainda não dispunha de informações para, dos 97 casos confirmados, especificar quantos são relativos a utentes e quantos dizem respeito a funcionários.

Questionado sobre se alguma das pessoas que testou positivo à presença do novo coronavírus necessitou de ser transportada para uma unidade hospitalar, o presidente da Câmara Municipal de Beja disse que "terá de ser a autoridade de saúde a prestar essa informação", no entanto, uma vez que "os testes foram todos feitos no lar na tarde de ontem [terça-feira], significa que não estaria ninguém hospitalizado".

Interrogado pela Lusa sobre se a autarquia receia a transposição deste surto para a comunidade, Paulo Arsénio considerou que esta é uma "situação complexa", mas "terá muito que ver com o número de funcionários infetados", uma vez que os idosos do lar "estão confinados àquele espaço", enquanto os funcionários não.

A notícia foi avançada na noite de hoje pelo Jornal de Notícias, que citava um comunicado divulgado pela Câmara de Beja. Contudo, o comunicado tinha sido, entretanto, retirado.

Paulo Arsénio explicou que, apesar de a informação veiculada na nota estar correta, "houve um erro de comunicação", uma vez que a autarquia publicou o comunicado antes de o lar ter sido informado sobre o número de infetados resultantes da despistagem feita.

"Causámos desconforto" junto das autoridades de saúde, explicou.

Contudo, o comunicado foi novamente publicado cerca da 22:55 e explicita que a autarquia, "através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), o Centro Distrital da Segurança Social e demais entidades responsáveis estão a articular-se no sentido de darem a resposta adequada a esta situação".

A pandemia da doença (covid-19) provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) já infetou mais de 38,2 milhões de pessoas e provocou a morte a mais de um 1.087.000, dá conta o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal morreram pelo menos 2.117 pessoas dos 91.193 casos de infeção confirmados até hoje, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Nas últimas 24 horas o país contabilizou 2.072 infeções, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e sete óbitos.

Tópicos
pub