Terminado surto em lar do concelho de Ourém que infetou 56 pessoas

O surto de covid-19 que infetou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, de um lar em Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, está terminado, disse hoje à agência Lusa o gerente.

Lusa /

"Está terminado. Não registámos, felizmente, nenhuma vítima mortal", afirmou Faustino Lopes, gerente do lar Geração de Elite, onde, em 5 de novembro, foi conhecido que um surto do novo coronavírus tinha infetado 56 pessoas, todos os 41 utentes e mais 15 funcionários.

Segundo o gerente, os utentes "foram testados na segunda-feira e mantêm-se todos negativos", o mesmo sucedendo com os funcionários que ainda em novembro também testaram negativo ao novo coronavírus. Então, em 15 dos 18 trabalhadores foi confirmada a infeção.

"O importante é dizer que, apesar de todos os utentes terem ficado infetados, não houve ninguém a necessitar de internamento em cuidados intensivos", declarou Faustino Lopes, assinalando que "há pessoas com 100 anos no lar que resistiram à doença".

Parte dos utentes não revelaram sequer sintomas, adiantou o responsável do lar.

O gerente garantiu ainda que o lar "continua a tomar todas as medidas para que funcione em perfeitas condições" e que as visitas só podem ser feitas com marcação, "mas utentes e familiares estão isolados e falam através de uma vitrina".

Em 05 de novembro, em comunicado, a Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, anunciou que exames de diagnóstico "confirmaram que 56 trabalhadores e utentes testaram positivo para Sars-Cov-2, encontrando-se a maioria deles em situação considerada assintomática".

Na ocasião, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, esclareceu que o lar onde ocorreu este surto "está legalizado" e tinha "sido vistoriado duas vezes pelos serviços municipais e de outras entidades desde que a pandemia eclodiu".

"Na primeira vez foram sugeridas várias correções e na segunda vistoria estavam ultrapassadas", referiu, destacando que este era "o primeiro grande surto no concelho".

No mesmo dia, Ana San-Bento, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, explicou que o surto foi "detetado no âmbito do rastreio de contactos de um caso positivo para covid-19".

"No seguimento deste caso, que era de um utente do lar, fizemos o rastreio e hoje recebemos o resultado de que 15 funcionários e 41 utentes estão infetados pelo novo coronavírus", disse então Ana San-Bento.

De acordo com informação disponibilizada na sexta-feira no `site` do Município de Ourém, o concelho registou desde o início da pandemia, em março, 838 casos de covid-19, tendo recuperado da doença 587 pessoas.

Dez pessoas morreram devido ao novo coronavírus, mantendo-se àquela data 241 casos ativos no concelho.

Tópicos
PUB