100 anos de John Cage em 2012 celebrados com dança
Porto, 30 nov (Lusa) -- A Casa da Música vai assinalar o centenário do nascimento do compositor John Cage com a estreia, a 11 de abril, da peça "Danza Preparata", do coreógrafo Rui Horta, anunciou hoje a instituição.
"Para assinalar o 100º. aniversário do nascimento de John Cage, a Casa da Música convidou-me a criar uma obra sobre as Sonatas e Interlúdios, um trabalho de referência de Cage para piano preparado. O desafio era irrecusável", indicou Rui Horta num breve texto para a programação da Casa da Música para 2012.
A próxima criação do coreógrafo, fundador de O Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo, consiste num solo para "`corpo preparado` em diálogo com um piano preparado", acrescentou Rui Horta, numa referência aos instrumentos modificados dos quais Cage foi pioneiro.
A intérprete vai ser a bailarina italiana Silvia Bertoncelli e vai contar com Rolf Hind ao piano.
Além da obra de Rui Horta, a 18 de novembro, a Casa da Música vai levar ao palco da sala Suggia a peça "John Cage: Uma biografia musical", uma "colagem" de música e de leituras do livro "Silence", preparada pelo maestro titular Paul Hillier.
"Com uma duração de 79 minutos, um para cada ano da sua vida, o concerto é dividido em duas secções controladas pelo som gravado de sinos", explicou Hillier na descrição do espetáculo patente na programação.
John Cage nasceu a 05 de setembro de 1912 e é um dos principais nomes da música clássica do século XX, trabalhando o conceito de silêncio na música (em particular através da icónica peça 4`33``), com uma carreira desenrolada lado-a-lado com o coreógrafo Merce Cunningham.