23 representações de 14 companhias no FITEI a partir de hoje
O Teatro Meridional abre hoje à noite a 29ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), o mais antigo do país, realizado no Porto, que durante duas semanas apresentará 23 representações de 14 companhias.
"à Espera de Godot", de Samuel Beckett, é a peça do Teatro Meridional, de Lisboa, que abre o FITEI no Teatro Nacional de S. João, pelas 21:30.
Até ao dia 09 de Junho, o FITEI`2006 apresenta um total de 23 espectácu los de 14 companhias, designadamente sete portuguesas, quatro espanholas, uma ca bo-verdiana, uma brasileira e outra luso-espanhola.
É a primeira vez em 10 anos que um grupo de Cabo Verde participa no FIT EI, dado que, depois da presença do Colectivo Teatral do Mindelo em 1996, o teat ro cabo-verdiano só esteve representado no festival do Porto por um grupo sedead o em Portugal, a Associação Burbur.
As propostas das companhias, que vão ser apresentadas em várias salas d a cidade, vão desde a revisitação de textos clássicos a dramaturgias contemporân eas, passando pelo teatro de rua, teatro-circo e pelo teatro-instrumental.
O FITEI apresenta também actividades paralelas que integram exposições, documentários, debates, leituras encenadas e pequenos espectáculos teatrais e m usicais.
Entre as actividades paralelas, destaque para a integração no programa da iniciativa "Serralves em Festa", que no primeiro fim de semana de Junho estar á aberta gratuitamente durante quarenta horas consecutivas, e a uma exposição m ontada pelo Teatro de Marionetas do Porto na Estação 24 de Agosto do metro.