29º Fantasporto de 16 de Fevereiro a 1 de Março, com cinematografia galega em destaque
Porto, 19 Nov (Lusa) - A Galiza vai ser a cinematografia homenageada da 29ª edição do Fantasporto, que se realiza de 16 de Fevereiro e 1 de Março de 2009, disse hoje à Lusa a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira.
A responsável sublinhou a qualidade da produção cinematográfica da Galiza, que vai estar patente, em retrospectiva, na 29ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto.
"A edição de 2009 terá também um ciclo denominado `Cinema e Arquitectura`, dedicado aos filmes em que a cidade e a arquitectura assumem especial relevo, desde o `Metrópolis`, de Fritz Lang (1927), até películas dos nossos dias, como `Blade Runner`, de Ridley Scott (1982) ou `AI - Inteligência Artificial", de Steven Spielberg (2001)", disse Beatriz Pacheco Pereira.
Este ciclo, que será realizado com o apoio da Ordem dos Arquitectos inclui mesas-redondas e workshops em que vão participar diversos arquitectos de renome mundial, num programa cujo comissário será o arquitecto Jorge Patrício.
O Fantasporto 2009 vai também homenagear José Fonseca e Costa, de cuja obra será exibida uma retrospectiva, e o realizador alemão Jörg Buttgereit, o criador de "Nekromantik", que apresentará no Fantasporto o seu mais recente filme.
Além da homenagem a Fonseca e Costa, o cinema português estará em destaque, com várias longas e muitas curtas-metragens, tanto feitas por profissionais como por estudantes, a concurso.
Para fechar este núcleo de mostras haverá uma retrospectiva do cinema de terror italiano, assim como uma homenagem, a título póstumo, ao realizador Mario Bava, através do seu filho Lamberto, com a exibição de cinco dos seus filmes mais famosos.
Quanto aos filmes a apresentar nas secções competitivas, Beatriz Pacheco Pereira referiu que "a produção mundial deste ano é de muito boa qualidade, especialmente os filmes provenientes da América e da Europa".
"A grande dificuldade que encontramos no momento é a da escolha", admitiu.
O Fantasporto 2009 continuará a ter no Teatro Rivoli, com as suas duas salas, a sua sede, mas vai utilizar a sua extensão "Cidade do Cinema", montada na praça D. João I.
Ali, será mostrado, em exibição contínua, o programa "Best of Shorts" (O melhor das curtas-metragens) "Porto em curtas", com cerca de 300 a 400 curtas-metragens vindas de todo o mundo.
PF.
Lusa/Fim