30.º aniversário da «Guerra das Estrelas» celebrado em Los Angeles
Milhares de pessoas festejaram hoje, em Los Angeles, os 30 anos da exibição do primeiro filme da saga galática "Guerra das Estrelas".
Vestidos de cavaleiros Jedi ou de princesa Leia ou como soldados do Império, fanáticos do mundo saído da imaginação de George Lucas passeavam-se pelo Palácio do Congressos de Los Angeles, a segunda cidade dos Estados Unidos, onde decorre um "Congresso da Guerra das Estrelas".
Esta comemoração, a quarta do género, decorre desde quarta-feira até domingo, e os seus organizadores esperam dez mil visitantes por dia.
Estes podem participar em treinos de combate com um sabre-laser, tirar fotos ao lado de robôs e obter autógrafos dos actores.
No primeiro dia da manifestação, reservada aos membros do "Clube da Guerra das Estrelas", vários milhares de espectadores assistiram à projecção sucessiva dos seis filmes da série, numa sessão pontuada por intervalos que se prolongou por 17 horas.
O primeiro filme da "Guerra das Estrelas" foi projectado a 27 de Maio de 1977 em apenas 32 salas da América do Norte.
O seu sucesso ultrapassou todas as previsões e a "Guerra das Estrelas" tornou-se um dos fenómenos mais marcantes da cultura popular mundial.
O filme teve duas sequências: "O Imperio contra-ataca em 1980" e "O regresso de Jedi" em 1983, antes de Lucas filmar uma nova trilogia, situada cronologicamente antes da primeira, e cujos episódios saíram entre 1999 e 2005.
O presidente da Câmara de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, proclamou o dia de hoje como o "Dia da Guerra das Estrelas " nesta cidade de quatro milhões de habitantes e discursa hoje à noite (hora local) para inaugurar oficialmente a comemoração.
Também hoje, os correios norte-american (USPS) puseram à venda uma série limitada de selos representando personagens dos seis episódios da série, de Luke Skywalker à rainha Padmé Amidala, passando pelo robô R2-D2, sem esquecer o maléfico Dark Vador.
O último filme da Guerra das Estrelas, "Episódio III- a revolta dos Sith" surgiu em 2005 e as suas receitas mundiais rondaram os 850 milhões de dólares.
Nessa ano, o mensário Forbes estimara que a "Guerra das Estrelas" rendeu em receitas de bilheteira 20 mil milhões de dólares, graças, nomeadamente, ao fenómeno dos produtos derivados explorados pela primeira vez em grande escala: séries televisivas, livros, bandas desenhadas e jogos video.
Os visitantes do Congresso da Guerra das Estrelas de Los Angeles, que pagam 45 dólares pelo bilhete de entrada, podem adquirir objectos especialmente concebidos para o 30/o aniversário de uma série que transformou George Lucas em multimilionário.
Entre esses artigos, há trajes que representam os robôs R2-D2 et C-P3O mas também posters inéditos e babetes para bebé com a efígie dos Ewoks, essas pequenas criaturas peludas vistas na saga.