350 idosos participam em jogos e bailes na Semana dos Avós em Mangualde

Cerca de 350 avós de Mangualde participam nos bailes, jogos tradicionais e outras actividades promovidas pela Câmara para, ao longo de uma semana, assinalar o Dia Nacional dos Avós.

Agência LUSA /

Segundo a vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Mangualde, Sara Vermelho, "estão inscritos cerca de 350 avós do concelho, com mais de 65 anos e mais de cinco netos, nesta semana de actividades".

A "Semana dos Avós" decorre de 22 a 28 de Julho e é promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho e juntas de freguesia.

"Todos os anos preparamos uma iniciativa para assinalar o Dia dos Avós (26 de Julho), mas este ano decidimos programar uma semana inteira de convívio", acrescentou a vereadora.

A "Semana dos Avós" arranca com a inauguração da exposição "As relíquias dos avós", no dia 22 de Julho, na Igreja da Misericórdia.

Sara Vermelho disse à Agência Lusa que se trata de "uma mostra de objectos de outros tempos, disponibilizados por particulares".

Xailes, mantas de trapos, panos em linho, alfaias agrícolas, panelas em ferro, grafonolas e pratos em barro são algumas das relíquias expostas.

O "Baile dos Avós" está agendado para os dias 24 e 25 de Julho, às 14:30, na Quinta do Alpoim, em Mangualde.

A 26 de Julho, os idosos poderão ainda marcar presença no programa da RTP "Praça da Alegria", no espaço "Avós de Portugal", em Lisboa.

No dia 27, pelas 14:30, terão lugar os jogos tradicionais e cantares populares, na Quinta do Alpoim.

Para o encerramento da semana de actividades está prevista uma troca de merendas, na Senhora do Castelo.

O Dia Nacional dos Avós comemora-se a 26 de Julho, por ser a data que o calendário católico assinala para prestar homenagem a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.


PUB