3.º Encontro de Literatura em Viagem reúne 40 autores de vários países em Matosinhos
Lisboa, 18 Abr (Lusa) - Cerca de 40 autores portugueses e estrangeiros participam a partir de sábado, em Matosinhos, no 3.º Encontro de Literatura em Viagem (LeV), que inclui oito mesas temáticas, lançamentos de livros, oficinas em escolas, exposições e concertos.
Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Moçambique e Reino Unido são, além de Portugal, os países de origem dos escritores participantes no encontro organizado por Francisco Guedes e promovido pela Câmara de Matosinhos, que decorre até terça-feira na Biblioteca Florbela Espanca e na Galeria Municipal.
Ao longo de quatro dias, as diferenças culturais entre Ocidente e Oriente, o magnetismo de África e a ideia de pertença e de viagem interior, de auto-conhecimento, serão alguns dos temas em debate no encontro, que tem como mote uma frase do pensador Eduardo Lourenço: "Mais importante que o destino é a viagem".
A conferência de abertura da 3ª edição do LeV estará a cargo de Maria Barroso, sábado, às 11:00, no salão nobre da câmara, seguindo-se o lançamento do primeiro número da revista Itinerâncias, a publicação oficial do encontro.
À tarde, realizam-se as duas primeiras mesas-redondas de um total de oito que decorrerão sempre na Galeria Municipal.
"Viajar é Perder Países" é o nome da primeira, que começa às 16:00 e conta com a participação dos escritores e viajantes Gonçalo Cadilhe e Pedro Mota, da romancista, contista e cronista Isabel da Nóbrega e do poeta Jorge Sousa Braga, com moderação de Marcelo Correia Ribeiro.
Segue-se, pelas 18:00, "África: os Imaginários por Descobrir", com os escritores António Cabrita, Luís Carlos Patraquim (Moçambique) e Karla Suarez (Cuba) e o escritor e director do Instituto Cervantes de Moscovo Victor Andresco (Espanha), moderada pelo poeta galego e professor universitário de Literatura Portuguesa Carlos Quiroga (Espanha).
No domingo, às 15:30, começa a terceira mesa, subordinada ao tema "Orientes e Ocidentes: a Cultura", com as intervenções do arqueólogo Cláudio Torres, do romancista e poeta Christian Garcin (França), o cronista de viagens Fernando António Almeida, o professor José Medeiros Ferreira e moderação de António Cabrita.
Às 18:00, o cantor Rui Reininho, o escritor e jornalista John Lantigua (Estados Unidos), vencedor do Prémio Pulitzer, o escritor e viajante galês Rhys Hughes (Reino Unido) e o poeta Fernando Pinto do Amaral debruçar-se-ão sobre o tema "A Viagem Começa Aqui", na quarta mesa-redonda, moderada por José Carlos de Vasconcelos, director do Jornal de Letras.
Na segunda-feira, prossegue o debate em torno das viagens da literatura, pelas 15:45, na quinta mesa, dedicada ao tema "A Viagem do Gosto", com o médico nutricionista José Pedro Lima-Reis (que lançará também um livro), o escritor José Manuel Fajardo (Espanha), autor de um romance intitulado "Da Mão para a Boca", e Francisco José Viegas, escritor, jornalista e viajante que será desafiado a cozinhar para os participantes no encontro.
O escritor catalão Enrique Vila-Matas, o poeta Nuno Júdice e os romancistas José Riço Direitinho e Tessa de Loo (Holanda) debatem às 18:00, na sexta mesa, o tema "(Re)encontro-me Viajando".
"Em Perseguição do Sol" é o mote para as intervenções do romancista E. B. Rawson (Argentina), do artista plástico e dramaturgo Jorge Carlos Amaral de Oliveira (Brasil), da escritora Cristina Ali Farah (Itália) e do escritor e cronista João Paulo Cuenca (Brasil) na sétima mesa, que decorre terça-feira, às 15:45.
Às 18:00, a oitava e última mesa-redonda reúne o escritor Mempo Giardinelli (Argentina), Adriana Lisboa (Brasil), vencedora do Prémio José Saramago em 2003, e o romancista e poeta José Luís Peixoto em torno do tema "A Viagem ou a Inquietude da Solidão".
O lançamento do novo livro de Enrique Vila-Matas, um volume de contos intitulado "Exploradores do Abismo", editado pela Teorema, será um dos destaques desta edição do LeV, na segunda-feira, Às 17:00, com apresentação de Nuno Júdice.
Na terça-feira, será a vez de o poeta, contista e autor de argumentos de cinema António Cabrita lançar a obra "Tormentas de Mandrake e de Tintin no Congo", também uma edição da Teorema, que apresentará ainda "As Agruras de Beiraldo Alma", de Jorge Carlos Amaral de Oliveira.
No encontro, serão também inauguradas três exposições: "Peregrinaçam", de Maria Leal da Costa, "Quatro Ventos, Sete Mares", de Pedro Mota, e "Expo-Total", do fotógrafo de escritores por excelência, o argentino Daniel Mordzinski, que será feita em tempo real durante os quatro dias de duração do LeV.
Haverá ainda duas oficinas - uma de ilustração, com a pintora e ilustradora Cristina Valadas e outra de escrita de argumentos para cinema, com António Cabrita - numa biblioteca e numa escola do concelho.
Completam o programa deste Encontro de Literatura em Viagem dois concertos, no domingo, no salão nobre da câmara de Matosinhos: o primeiro, às 11:00, do Ensemble Carl Orff, chama-se "Todas as Manhãs do Mundo", em torno dos compositores Johann Sebastian Bach e Monsieur de Sainte-Colombe e do pintor Johannes Vermeer.
No segundo, pelas 22:00, Vitorino canta António Lobo Antunes, acompanhado por João Paulo Esteves da Silva (piano), C. Salomé (viola) e Daniel Salomé (clarinete).