Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

45.500 anos. A representação animal mais antiga do mundo é um javali e está na Indonésia

por Carla Quirino - RTP
Adam Brumm - EPA

Os arqueólogos confirmaram que a pintura rupestre encontrada na ilha indonésia de Sulawesi tem mais de 45.500 anos. A manifestação parietal representa um javali e corresponde ao desenho pré-histórico mais antigo do mundo, conhecido, em forma animal.

O javali retratado nas paredes da caverna de Leang Tedongnge tem 136 centímetros de largura e 54 de altura.

O desenho revela uma crista curta de pelos espetados e um par de verrugas no focinho semelhantes a chifres, usual entre machos adultos da espécie.

Na manifestação rupestre, o javali foi pintado com um pigmento ocre vermelho escuro.

Os investigadores também encontraram duas impressões de mãos por cima do dorso do animal e mais outros dois suídeos selvagens preservados parcialmente.

A narrativa da cena testemunha o que os autores viam na natureza.

Adam Brumm, do Centro de Australiano de Investigação para Evolução Humana da Griffith University e um dos responsáveis pela equipa que fez a descoberta, afirmou que "esta manifestação artística é agora a mais antiga obra de arte representativa conhecida no mundo, tanto quanto sabemos". E acrescenta "o javali parece estar a observar uma luta ou interação social entre os dois outros javalis verrugosos".

 

AA Oktaviana. Imagens de alto contraste: os outros dois javalis na cena estão apenas parcialmente preservados

A equipa de arqueólogos acredita que os artistas paleolíticos colocavam as mãos na parede e soprariam depois o pigmento colorido por cima para obterem o molde.

Se nessas impressões ainda existir informação de ADN proveniente da saliva, os resultados das amostras podem contribuir para o conhecimento dos humanos da época.

“As pessoas que pintaram os javalis eram totalmente modernas, eram como nós, tinham toda a capacidade e as ferramentas para fazer qualquer pintura de que gostassem”, explicou Maxime Aubert, coautor do artigo científico publicado na revista Science Advances.

Aubert sublinha que a relação desta descoberta com outras manifestações produzidas por humanos no território pode ajudar a interpretar a movimentações migratórias das comunidades de caçadores recoletores.


Maxime Aubert - EPA

Basran Burhan, investigador das grutas da região desde 2017, relembra que "os humanos caçaram javalis em Sulawesi durante milhares de anos” e foram contemporâneos dos animais da Idade do Gelo.

A caverna de Leang Tedongnge está localizada num vale remoto na ilha de Sulawesi e é rodeada por penhascos calcários.

É necessário caminhar durante uma hora e aproveitar a estação seca para aceder à gruta.

Esta área fornece as primeiras evidências de assentamento humano na região.
Tópicos
pub