76 artistas participam na Arte na Leira, em Serra d`Arga

A oitava edição da Arte na Leira vai decorrer entre 15 de Julho e 06 de Agosto, na Serra d`Arga, em Caminha, com um total de 76 artistas representados, o que constitui um "record" do certame.

Agência LUSA /

Mário Rocha, promotor do certame, Álvaro Rocha, Jaime Isidoro, Rico Sequeira, Manuel Malheiro, Luís Coquenão, Jean Pierre Porcher, Jorge Curval, António Alves e Francisco Ferro são alguns dos artistas representados.

Esta edição ficará também marcada pela aposta na juventude. Mário Rocha convidou novos talentos da pintura a exporem, motivando as escolas a participar.

Cinco jovens do Agrupamento de Escolas do Coura e Minho, dois estudantes do Instituto A Sangriña (La Guardia) e alguns alunos do Colégio de Lousada vão mostrar os seus trabalhos, expondo ao lado dos mestres.

"É também esta mistura harmoniosa que faz a diferença da Arte na Leira, uma manifestação que não se coíbe de pôr lado a lado artistas consagrados nacional e internacionalmente e novas promessas, que virão ou não a confirmar-se", referiu fonte da organização.

Entre os artistas em início de carreira destaca-se, este ano, José Carlos Malato, apresentador da RTP.

Nas áreas artísticas também há inovações, casos da ourivesaria e da "Arte na Mesa", esta última da responsabilidade do chefe Marco Gomes, para já "apenas para ver", mas mais tarde para saborear.

As áreas tradicionais voltam a estar presentes, casos da pintura, escultura, desenho, cerâmica, vidro e "design" de mobiliário.

As zonas de exposição vão ser aumentadas em cerca de 20 metros quadrados, ocupados por retratos de corpo inteiro de quatro pessoas da Serra d`Arga, de 1,70 metros por 1,20 metros.

Os retratos foram pintados por Mário Rocha, em homenagem às gentes da serra.

PUB