90.000 encheram Parque da Bela Vista e vibraram com Shakira

por Agência LUSA

O primeiro dia do festival Rock in Rio, sexta-feira, foi das famílias com um cartaz aliciante para os mais novos a que os familiares aderiram, tendo juntado 90.000 pessoas no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

Segundo a organização 90.000 pessoas passaram os portões da cidade do rock até às 24:00 sexta-feira, tendo 15.000 entrado depois das 21:00.

Dos bebés com menos de um ano aos mais velhos, como Manuel Duarte, de 88 anos, o Rock in Rio caracterizou-se por um dia de famílias que aproveitaram a música para confraternizar.

O Espaço Kids, outra novidade desta edição, recebeu até às 22:00, quando encerra, 300 crianças entre os quatro e os 11 anos.

Entre as diversões postas ao dispor, segundo a organização, 500 esquiaram na pista de neve artificial, uma das novidades da edição deste ano, e 250 andaram de "slide" que este ano se encontra frente ao Palco Mundo.

Para a organização, uma das "surpresas" do dia foi a adesão à tenda dos Cabeleireiros Lúcia Piloto, onde 600 pessoas experimentaram novos penteados.

O Palco Mundo, o principal do evento, começou a animar com os portugues es D'Zrt, as clareiras do início da cerimónia foram desaparecendo até todo o relvado em frente ser um mar de braços no ar que procuravam acompanhar o ritmo das canções.

Entre os que saltaram, entoaram as canções da banda de "Morangos com Açúcar" e os aplaudiram estava a Leonor de quatro anos.

Segundo afirmou à Lusa, "ver os D'Zrt num jardim é bem mais bonito que na televisão".

Com a Leonor para além da tia, estavam primos e amigos, um conjunto de oito crianças entre os quatro e os oito anos.

A assistência foi ao rubro com a brasileira Ivete Sangalo que tinha feito sucesso na edição anterior do Rock in Rio, em 2004, e voltou "a pôr todo o mundo a bater o pé no chão e a dançar freneticamente", disse à Lusa Pedro Amaral, brasileiro residente em Oliveira do Hospital.

Pedro Amaral veio com um conjunto de compatriotas não só para ver Ivete, de que é fã, "mas curtir um ambiente de festa que rareia entre os portugueses" .

Segundo este brasileiro, o festival "vai animar os portugueses que andam cabisbaixos com esse discurso de crise".

Depois da actuação de Ivete Sangalo, o público dispersou pelo Parque da Bela Vista procurando as tendas de restauração e outras áreas de serviço.

Segundo a organização, a água e a cerveja foram as bebidas mais consumidas neste primeiro dia.

Quanto a comidas a lista dos mais vendidos foi liderada pelos "cheeseburgers", logo seguidos pelas sandes (atum, frango e mista).

O grupo de música funky britânico Jamiroquai animou em seguida o palco, abrindo com "Canned heat", e para fechar escolheu "Deeper", não deixando de interpretar "Space cowboy" e "Little L".

André Henriques, 26 anos, veio de Tomar propositadamente para os ver e ouvir, tendo considerado "excelente" a forma como "ocupou e animou o palco tendo estendido essa animação às pessoas".

O público voltou a vibrar com Shakira, cuja entrada no palco, pelas 23:45 foi precedida de uma sessão de fogo de artifício.

A cantora colombiana abriu com "Estoy aqui" e intervalando entre o inglês e o espanhol, cantou "Hips don't lie", "La tortura", "How do you do", "Ojos a sí", entre outras canções, e encerrou com "Hey you".

A colombiana fez os milhares de espectadores dançar, agradeceu em português e encerrou em festa o cartaz de sexta-feira do Palco do Mundo.

O ambiente de festa não foi só frente ao Palco Mundo como em cada uma das tendas dos patrocinadores, institucionais ou comercias, onde nunca faltou animação, boa disposição, brindes publicitários ou outras ofertas.

Na tenda do grupo de comunicação Renascença, por exemplo, quem quisesse podia fazer pinturas nas mãos, rosto ou braços.

Entre as marcas, os "sapos" do portal www.sapo.pt foram os mais populares. Dezenas de pessoas, especialmente jovens procuravam não só os brindes que ofereciam como tirar uma fotografia.

A rivalizar com esta popularidade só as 10.000 cabeleiras cor-de-rosa do banco oficial do evento, o Millenium BCP.

A festa continua até às 04:00 de hoje na tenda electrónica com David Guetta que sucede no comando das operações musicais a Groove Armada Sound System.

Hoje, Pitty, Xutos & Pontapés, The Darkness e Guns N'Roses fazem o cartaz do Palco Mundo, no Hot Stage actuam Wray Gunn, Living Things Kill the Young.

A festa continuará até às 04:00 de domingo na Tenda Electrónica com Jim Masters, Trevor Rocklife, Marco Bailey e Carl Cox.
pub