"A Arte da Fuga" de Rui Lopes Graça estreia-se no Teatro Camões a 13 Outubro
O espectáculo de dança "A Arte da Fuga", criado por Rui Lopes Graça com base na peça musical homónima de Johann Sebastian Bach, estreia-se no Teatro Camões a 13 e 14 de Outubro.
Na sequência de um convite da Artemrede, Rui Lopes Graça inspirou-se na estrutura musical da emblemática obra de Bach para dar vida a uma coreografia interpretada por oito bailarinos da companhia que dirige, da Companhia de Dança de Almada, da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra e da Dançarte/Passos e Compassos.
Numa nota de intenções, o coreógrafo sublinha que a mística em torno desta peça de Bach, nomeadamente por ser uma obra inacabada, "deixa um enorme espaço para a subjectividade da sua releitura".
"Se por vezes levamos ao extremo a tradução em movimento da estrutura musical, noutras ocasiões abandonamos essa estrutura lógica musical e tentamos encontrar um percurso revelador de um ponto emocional", explica o artista.
Na elaboração de "A Arte da Fuga", Rui Lopes Graça procurou "criar um equilíbrio entre a forma global da partitura e o ingrediente da criatividade individual" para obter "uma síntese entre a estrutura formal e o conteúdo emocional".
Rui Lopes Graça - que se formou como bailarino, nomeadamente, no Ballet Gulbenkian e na Companhia Nacional de Bailado - criou a sua própria companhia em 2004, estreando-se no Teatro Camões com o espectáculo "Antídoto", em colaboração com o escritor José Luís Peixoto.
Com figurinos de Dino Alves, desenho de luz de Jorge Ribeiro e produção de Sandro Beirós, o espectáculo estreia-se dia 13 às 21:00 e regressa ao palco no dia 14 às 16:00.
Depois da estreia em Lisboa, "A Arte da Fuga" será apresentada em nove dos teatros associados da Artemrede, uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como missão a qualificação e descentralização cultural e que reúne actualmente 15 municípios.
Na sexta-feira à noite, o Teatro Camões recebe o espectáculo de dança e multimédia "CARPE DIEM", de Bruno Cochat, que utiliza vários planos de actuação, nomeadamente no palco e no ar para reflectir e fazer reflectir sobre questões ligadas ao público jovem.
Wrestling, televisão, jogo, competição, o sono e o sonho, o crescimento e o futuro são alguns dos temas abordados pelo artista em "CARPE DIEM", de forma divertida e elucidativa, que voltará ao mesmo palco no sábado e domingo, às 16:00.