"A Confissão de Leontina", conto de Lygia Fagundes Telles, no D. Maria

O Teatro Nacional D. Maria II estreia no próximo dia 8 "A Confissão de Leontina", um monólogo baseado num conto de Lygia Fagundes Telles sobre a história de uma mulher acusada de assassínio e roubo.

Agência LUSA /

A protagonista, a actriz brasileira Kelzy Ecard, pouco conhecida do público, passa em revista as memórias da vida de Leontina, ao mesmo tempo que nos panos do cenário são exibidas imagens de vídeo que complementam essa retrospectiva.

Leontina teve uma infância pobre e difícil. Depois da morte da mãe e da irmã transforma-se numa sobrevivente e consegue emprego na cidade.

Entre aventuras amorosas, desilusão e uma tentativa de suicídio, envolve-se com um estranho que mata em legítima defesa.

Lygia Fagundes Telles é uma das principais escritoras do Brasil e esta é uma das suas obras mais conhecidas.

É a primeira vez que o Teatro Nacional D. Maria II leva à cena uma peça baseada num texto da escritora, que ganhou o Prémio Camões 2005, o mais importante prémio literário de língua portuguesa.

Há duas semanas, quando apresentou a nova temporada, o director artístico do teatro, Carlos Fragateiro, comprometeu-se a dar particular atenção à língua portuguesa e à dramaturgia lusófona, com a representação de autores como Fagundes Telles, José Eduardo Agualusa, António Lobo Antunes e Mia Couto, entre outros.

"O conto não foi adaptado, mas sim transcrito quase integralmente para o palco", revelou o encenador António Guedes, em entrevista a um jornal brasileiro.

"Não fizemos qualquer ajuste cénico no texto, apenas cortámos algumas partes descritivas e priorizámos a narrativa", continuou.

A peça está a cargo de uma equipa brasileira, com cenário e figurinos de Ney Madeira, vídeo de Geraldo Pereira e Bernardo Mortmer.

Paula Leal é a responsável pela música, composta especialmente para o espectáculo, e a luz (com Binho Schaffer) cria em cena a passagem do tempo.

"A Confissão de Leontina" será apresentada no salão nobre do D.

Maria II até 19 de Novembro, com espectáculos de quarta-feira a domingo às 19:00.

PUB