"A Estreia", de Reza Hajipour, vence o 48 Hour Film Project Lisboa 2015

por Lusa

A curta-metragem "A Estreia" venceu o concurso 48 Hour Film Project (48HFP) Lisboa 2015 e vai representar Lisboa em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, no Filmapalooza 2016´, foi hoje anunciado.

"A Estreia" foi o "Melhor Filme" dos dez produzidos por equipas "que abraçaram o desafio de fazer uma curta-metragem, num único fim de semana", como se lê no comunicado hoje divulgado pela organização do 48HFP, iniciativa que regressou a Lisboa passados três anos.

Dos dez filmes a concurso, apenas nove foram produzidos a tempo de estrear ao público, no dia 28 de junho, no Cinema São Jorge.

Além de "Melhor Filme", "A Estreia", de Reza Hajipour, venceu em mais quatro categorias - "Melhor Argumento", "Melhor `Acting`", "Melhor Utilização do Objeto" e o "Prémio do Público" -, o que lhe valeu o lugar no Filmapalooza de 2016, evento que reúne todas as curtas-metragens vencedoras das cidades onde se realiza o 48HFP.

O filme vai competir, entre outros, pelo prémio de "Melhor `48 Hour Film` do Ano", podendo ainda ser selecionado para o Short Film Corner, do Festival de Cannes.

Portugal vai ser, pela primeira vez, representado no Filmapalooza por duas curtas-metragens: "A Estreia" e a vencedora do 48HFP Castelo Branco, a decorrer de 06 a 08 de novembro.

A cerimónia de entrega dos prémios do 48HFP Lisboa 2015 ocorreu hoje, no Musicbox, em Lisboa, evento que destacou outras curtas-metragens do concurso.

"Enfado", de Miguel Antunes, foi o "2.º Melhor Filme", além de ter arrecadado os prémios de "Melhor Realização", "Melhor Fotografia", "Melhor Som", "Melhor Utilização da Frase" e "Melhor Utilização da Personagem".

O terceiro lugar coube a "Uns e Outros", de Bruno Martins, também responsável pela "Melhor Montagem".

O 48HFP consiste na realização de um filme num fim de semana, produção que "tem de incluir três elementos obrigatórios - um objeto, uma frase e uma personagem - que são revelados apenas no arranque da iniciativa". O género da curta-metragem é também sorteado no início do concurso.

Na edição de 2015 do 48HFP Lisboa, o objeto foi uma chave inglesa, a frase "Deixa lá ver se percebi" e a personagem um(a) milionário(a) chamado(a) Filipe(a) Albuquerque.

"A Estreia" conta, no elenco, com Pedro e Marta Borges, Telmo Ramalho e António Pedro Cerdeira, e é "uma comédia negra filmada num único plano-sequência, que retrata uma série de acontecimentos estranhos à volta da preparação de uma peça de teatro", referiu o comunicado.

Tópicos
pub