A "Intimidade" da fotografia de Luísa Ferreira em exposição a partir de hoje em Lisboa

Uma série de fotografias de Luísa Ferreira, dedicada às casas como espaço de intimidade, que conta histórias de quem as habita, vai ser exibida, a partir de hoje, na Pequena Galeria, em Lisboa.

Lusa /

Intitulada "Intimidade" (2002-2016), esta série faz parte de um ensaio fotográfico que a artista tem vindo a trabalhar e que foi inicialmente publicado na revista Granta Portugal, sob o tema "Casa", em 2014.

Luísa Ferreira mostrou ainda trabalhos desta série em 2015, na exposição "Fronteira", na Galeria Municipal de Arte de Almada, e na Capela de Santo António, em Portel.

"Gostava de percorrer o país com uma exposição itinerante que me permitisse descobrir, em cada novo lugar, novas casas, novos lugares de Intimidade, incorporando-as no projeto", afirma Luísa Ferreira, num texto sobre a nova exposição.

Nascida em 1961, na capital, Luísa Ferreira trocou o curso de Geografia pela fotografia, iniciando-se profissionalmente na década de 1980, tendo integrado a equipa de fotojornalistas fundadores do jornal Público e sido correspondente da agência noticiosa Associated Press.

É professora convidada no Instituto de Arte Design e Empresa, desde 1996, na Escola Superior de Design, desde 2007, e assistente convidada na Escola Superior de Educação desde 2013.

Vive e trabalha em Lisboa, como fotógrafa independente e, entre outros projetos, participou na exposição "Au Féminin. Women Photographing Women 1849-2009", uma história das mulheres fotógrafas, com curadoria de Jorge Calado, no Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris, em 2009.

Realizou um levantamento fotográfico sobre a Ciência em Portugal, destinado à constituição de um banco de imagens, para o Observatório da Ciência e Tecnologia (1999-2002).

Representada em diversas coleções nacionais e estrangeiras, Luísa Ferreira publicou, entre outros, o livro "Azul" (2002), sobre os "não-lugares", com texto da escritora Agustina Bessa-Luís.

A exposição "Intimidade" tem inauguração marcada para as 18:00 de hoje, na Pequena Galeria, na avenida 24 de Julho, em Lisboa, onde permanecerá até 04 de junho.

Tópicos
PUB