"A outra margem", de Luís Filipe Rocha, compete em festival no México

Lisboa, 04 Mar (Lusa) - O filme "A outra margem", de Luís Filipe Rocha, integra a competição oficial do Festival de Cinema de Guadalajara, que começa sexta-feira no México, sendo a única participação portuguesa nesta mostra.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"A outra margem" competirá pelo título de melhor filme ibero-americano ao lado de 13 outras longas-metragens, entre as quais "Tropa de Elite", de José Padilha, eleito o melhor filme do Festival de Berlim.

Em competição estão ainda "Maré, nossa história de amor", de Lúcia Murat, e "Os desafinados", de Walter Lima, ambos produções brasileiras.

"A outra margem" estreou-se em Portugal em Outubro e foi visto por cerca de 12.000 espectadores.

Os actores Filipe Duarte e Tomás de Almeida, que interpretam as personagens principais, foram distinguidos ex-aequo em 2007 com o prémio para o melhor actor no 31.º Festival de Cinema de Montreal.

Produzido pela Clap Filmes, o filme tem ainda no elenco Maria D`Aires, Horácio Manuel, Sara Graça, Eduardo Silva e João Pedro Vaz.

A história de "A outra margem" gira em torno de Ricardo (Filipe Duarte), homossexual e travesti de profissão, um homem amargurado que deseja morrer depois de o seu companheiro se ter suicidado.

Nesse tempo de solidão, Ricardo regressa à cidade onde nasceu, algures no interior do país, e conhece o sobrinho Vasco (Tomás Almeida), um adolescente com trissomia 21, que lhe trará uma nova vontade de viver.

No festival de Guadalajara, na secção de documentários, o destaque vai para "Diário de Sintra", filme da realizadora colombiana Paula Gaitán sobre o seu marido, o cineasta brasileiro Glauber Rocha, e sobre os últimos meses passados em Sintra em 1981.

A 23.ª edição do Festival de Guadalajara, considerado o mais importante no México, decorrerá de 07 a 14 de Março.


PUB