"A Trama e o Círculo" e "Los Barcos" no Festival de Cinema de Roterdão

por Lusa

Roterdão, 29 jan (Lusa) - "A Trama e o Círculo", filme de estreia de Mariana Caló e Francisco Queimadela, e "Los Barcos", da cineasta chilena Dominga Sotomayor, com produção portuguesa, são exibidos hoje no Festival de Roterdão, disse à Lusa a distribuidora.

As duas curtas-metragens, distribuídas pela Portugal Film, foram selecionadas para secções não competitivas, e juntam-se a "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, e "Undisclosed recipients", de Sandro Aguilar, presenças já anunciadas anteriormente.

"A Trama e o Círculo", premiada no festival IndieLisboa de 2015, "cria numa experiência sensorial própria, um jogo de montagem sobre o trabalho manual e a sua história empírica", afirma a Portugal Film, lembrando que os dois artistas fazem "um uso privilegiado da imagem em movimento", mas usando "também o desenho, a pintura, a fotografia e a escultura".

"Los Barcos", de Dominga Sotomayor, é parte de um dos segmentos da longa-metragem "Aqui em Lisboa", produzida pelo Indielisboa.

O filme centra-se numa actriz chilena de 50 anos, que viaja para a capital portuguesa, para desempenhar um papel secundário, num filme, por não haver mais ninguém disponível para o fazer. Numa sessão da Cinemateca, ela tem dificuldade em responder às perguntas do público. No dia seguinte planeia conhecer a cidade mas acaba com um desconhecido português, numa zona abandonada do outro lado do rio. O homem português é interpretado pelo realizador João Canijo.

Dominga Sotomayor regressa a Roterdão depois de ter vencido o grande prémio do festival em 2012, com a longa-metragem "De Jueves a Domingo", igualmente distinguida com o grande prémio no IndieLisboa.

"A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, com produção do festival de Vila do Conde, é uma ficção baseada em factos reais, a partir de uma carta que o escritor José Régio escreveu a Alberto Serpa, em 1929, na qual manifestou a vontade de fundar uma produtora de cinema.

"Undisclosed recipients", dirigido por Sandro Aguilar, produzido por Mário Micaelo, também com a Agência da Curta Metragem, de Vila do Conde, foi rodado no Festival de Paredes de Coura.

O realizador português Miguel Gomes faz parte do júri oficial do Festival de Roterdão, que atribuirá os prémios Hivos Tiger.

A competição conta com oito filmes, entre os quais "A cidade onde envelheço"/"Where I grow old", da realizadora brasileira Marília Rocha, coproduzido por Portugal, sobre duas portuguesas que decidem fixar-se em Belo Horizonte.

A 45.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão termina a 07 de fevereiro.

Tópicos
pub