À venda por fortuna matriz de disco Velvet Underground que foi pechincha
A matriz de um disco da banda norte-americana Velvet Underground, considerada uma raridade da história do rock e comprada por um canadiano por 75 cêntimos num mercado nova- iorquino, está agora à venda num leilão online por 130.000 dólares.
Apesar do valor já alcançado, correspondente a cerca de 100.000 euros, a licitação da peça adquirida em 2002 pelo cidadão canadiano só termina sexta-feira às 20:00.
Trata-se de uma matriz de uma das primeiras gravações em estúdio da banda nova-iorquina, na década de 1960, sob a produção e tutela de Andy Warhol, que tem um alinhamento diferente do que acabou por ser comercializado, razão pela qual os especialistas a classificam como um dos achados mais importantes da história do rock.
Segundo Warren Hill, o canadiano que a descobriu, é a versão definitiva do primeiro disco do grupo, intitulado "The Velvet Underground and Nico" e considerado por alguns o melhor primeiro disco da história do rock.
O músico Brian Eno, citado pelo diário britânico The Guardian, assinalou que só uma centena de pessoas o comprou quando foi colocado à venda.
O disco colocado em leilão na página do eBay é de acetato, um dos que eram gravados em estúdio para que os músicos pudessem ouvir as gravações do dia em casa.
Cinco das canções têm versões iguais às que saíram no disco que foi comercializado, mas outras quatro são versões diferentes:
"Heroin", "I`m Waiting for the Man", "European Son" e "Venus in Furs".