Academia de Hollywood homenageia realizador japonês Akira Kurosawa
Los Angeles, Califórnia, 22 Ago (Lusa) - A Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Hollywood vai homenagear o cineasta japonês Akira Kurosawa com um ciclo de películas que começará em Setembro com o seu clássico "Às portas do inferno" (Rashomon), de 1950, anunciou a organização.
A homenagem, "A Academia saúda Akira Kurosawa", prolongar-se-á por três meses e permitirá ver em Los Angeles parte da marcante obra do realizador.
Entre os filmes com assinatura de Kurosawa destaca-se "Rashomon", considerada a sua obra-prima, que narra uma violação e um assassinato no Japão feudal.
A versão a exibir foi restaurada pelo Academy Film Archive, a Kadokawa Culture Promotion Foundation e The Film Foundation.
Na recuperação da película, em formato de 35 milímetros, de nitrato, foi utilizado um aparelho digital que permitiu copiar os fotogramas em alta resolução e reparar as partes danificadas.
"Kagemusha-A sombra do guerreiro", "Os sete samurais", "Ran-Os senhores da guerra," "Yojimbo, o guarda-costas" e "Dersu Uzala - A águia das estepes" são outras das produções incluídas no ciclo.
Akira Kurosawa, um dos mais importantes cineastas da história do Japão, foi nomeado em 1986 para a categoria de melhor realizador pelo filme "Ran-Os senhores da guerra" (1985) e obteve, três anos depois, um Óscar honorífico pela sua contribuição para o cinema.