Academia de Hollywood repudia detenção de realizadores iranianos

Los Angeles, 20 out (Lusa) - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que realiza a cerimónia dos Óscares, repudiou hoje a detenção de seis cineastas iranianos e a condenação do realizador Jafar Panahi e da atriz Marzieh Vafamehr.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Num comunicado hoje divulgado, citado pela Agência France Press, a Academia refere, "como uma organização internacional que representa mais de seis mil artistas de 35 países", ter ficado "profundamente preocupada de cada vez que os direitos dos cineastas são ameaçados".

Em setembro, seis cineastas iranianos independentes foram detidos, tendo dois deles sido libertados entretanto, por colaborarem com o canal de televisão da BBC em persa, "inimigo público" das autoridades de Teerão.

No início de outubro, Marzieh Vafamher foi condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas por ter participado num filme sobre as dificuldades que os artistas enfrentam naquela república islâmica.

Na semana passada, a justiça iraniana confirmou a condenação de Jafar Panahi a seis anos de prisão e a vinte anos de proibição de filmar, sair do país ou exprimir-se publicamente, apesar da mobilização internacional a favor do cineasta.

"Estes cineastas, assim como outros, são artistas, não são militantes políticos", afirma a Academia, incitando "os colegas em todo o mundo a exigir a segurança e liberdade destes realizadores para que possam voltar a fazer filmes".

"In film nist/This is not a film", o filme testemunho dos realizadores iranianos Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, feito quase na clandestinidade, é exibido no domingo em Lisboa, no âmbito do festival DocLisboa.

Jafar Panahi foi distinguido no último festival de cinema de Cannes com o prémio da Associação de Realizadores. O realizador não pôde estar em Cannes, tendo a realizadora belga Agnès Varda recebido o prémio em seu nome e tendo o seu filme sido exibido no festival.

O filme terá estreia comercial em Portugal.

JRS

 

Tópicos
PUB