Academia premiou "rigor e controle na construção de personagens" - actriz Beatriz Batarda
Lisboa, 25 Fev (Lusa) - A actriz Beatriz Batarda considerou hoje que a atribuição do Óscar de melhor actriz a Marion Cotillard distinguiu "o rigor e o controle na construção de uma personagem histórica [Edith Piaf] muito bem conseguida".
Marion Cotillard recebeu hoje o Óscar de melhor actriz pelo seu desempenho em "La Vie en Rose", de Olivier Dahan - papel que lhe valeu também recentemente o Cesar de melhor actriz, em França - e Daniel Day-Lewis foi distinguido com o Óscar de melhor actor pelo papel principal em "Haverá Sangue", de Paul Thomas Anderson.
"São dois dos actores que mais admiro", assinalou Beatriz Batarda em declarações à Agência Lusa, comentando que também foram boas as escolhas de melhores actores secundários de Javier Bardem ("Este país não é para velhos", de Joel e Ethan Coen) e Tilda Swinton ("Michael Clayton - Uma questão de consciência").
Marion Cotillard "faz um trabalho fantástico de composição do personagem. É um trabalho muito ingrato reconstruir uma figura histórica tão forte e tão adorada como Edith Piaf. É necessário um trabalho simultâneo de rigor e controle, e conseguir, ao mesmo tempo, manter a disponibilidade emocional", avaliou a actriz.
Quanto a Tilda Swinton, considerou também excelente a escolha da Academia de Cinema de Hollywood porque a actriz "tem vindo a manter uma representação muito consistente ao longo do seu trabalho".
AG.
Lusa/Fim