Actor australiano Heath Ledger encontrado morto em Nova Iorque

O actor Heath Ledger, nomeado em 2006 para o Óscar de Melhor Actor, foi encontrado sem vida num apartamento de Manhattan. A polícia nova-iorquina admite a possibilidade de o actor australiano ter sucumbido a uma overdose de medicamentos soporíferos, enquanto a família de Ledger rejeita um cenário de suicídio.

RTP /
Heath Ledger e Jake Gyllenhaal na rodagem de <i>Brokeback Mountain</i>, de Ang Lee EPA

Heath Ledger foi encontrado morto na terça-feira por uma empregada de limpeza. O corpo do actor, completamente despido, jazia aos pés da cama, segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, citado pela CNN.

“Foram encontrados comprimidos nas proximidades da cama. Isto está a ser encarado como uma possível overdose, mas isso ainda não está confirmado”, disse o porta-voz Paul Browne. O mesmo responsável revelou que os comprimidos em causa eram soporíferos, que, no entanto, não estavam “espalhados”. Por outro lado, não foi encontrada qualquer nota escrita, tão-pouco detectados vestígios de violência.

O corpo inanimado de Heath Ledger foi encontrado cerca das 15h00 de terça-feira, mas o óbito só seria declarado meia hora depois por uma equipa de assistência médica chamada ao local. A autópsia deve ser realizada ainda hoje.

Em Perth, cidade natal de Heath Ledger, no Oeste da Austrália, a família do actor veio a público numa tentativa de afastar as especulações em torno de um possível suicídio.

“Nós, a família de Heath, podemos confirmar o falecimento trágico, precoce e acidental do nosso querido filho, irmão e pai afectuoso de Matilda”, afirmou o pai do actor, Kim, ao ler uma declaração no exterior da sua residência, num subúrbio de Perth.

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, já veio expressar condolências à família do actor, sublinhando que a Austrália perde um dos seus maiores talentos.

O trajecto até Brokeback Mountain

Ledger (cujo verdadeiro nome era Heathcliff Andrew) começou a semear a fama em filmes para adolescentes como 10 Things I Hate About You, de 1999, e A Knight’s Tale, lançado em 2001. O papel de um guarda prisional suicida em Monster’s Ball, película de Marc Foster estreada em 2001, catapultou a carreira do actor para outro patamar. Um ano antes, as potencialidades de Ledger como actor dramático haviam já sido atestadas em The Patriot, um épico sobre a revolução americana com Mel Gibson no papel principal.

Entrevistado em 2005 pelo jornal escocês Glasgow Herald, o actor mostrava-se determinado a tomar em mãos o rumo da sua própria carreira: “Senti que estavam a fazer escolhas por mim. Então decidi que era tempo de encontrar as boas histórias e testar-me. Tem sido um ano interessante, em que tenho finalmente uma sensação de realização.

Em 2006, seria distinguido com uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor pelo papel do cowboy homossexual Ennis Del Mar em Brokeback Mountain, do realizador Ang Lee. Foi durante a rodagem deste filme que conheceu a actriz Michelle Williams, com quem viria a ter uma filha, Matilda, nascida em 2005. O casal separou-se em 2007.
PUB