Actor Dennis Weaver morre aos 81 anos vítima de doença prolongada

O actor norte-americano Dennis Weaver, que encarnou o famoso polícia com chapéu de cowboy da série televisiva "Mc Cloud", na década de 70, faleceu na sua casa de Ridgway (Colorado) aos 81 anos.

Agência LUSA /
Dennis Weaver

Segundo informações avançadas pelo seu representante Julian Myers, o actor morreu no passado dia 24 de Fevereiro devido a complicações do cancro que tinha.

Weaver, que também ficou conhecido por interpretar a personagem Chester Goode na série "Gunsmoke" da cadeia televisiva CBS, ganhou um Emmy em 1959 pelo respectivo papel.

Na série "Mccloud" (1970-1977) interpretava um polícia do Novo México transferido para Nova Iorque, onde não hesitava em cavalgar por entre os automóveis para resolver os casos com que se deparava.

O actor nasceu em Joplin (Missouri) e estudou na famosa escola nova-iorquina Actor`s Studio, depois de ter combatido durante a Segunda Guerra Mundial na Marinha norte-americana.

Weaver entrou em numerosos filmes, como "Um Eléctrico chamado desejo" (A Streetcar named desire), "Sede do Mal" (Touch os Evil), de Orson Wells, ou "Imperadores do Mal" (Ten Wanted Man).

Entrou também numa dezena de filmes para a televisão. O mais conhecido foi "Duel", de Steven Spilberg, onde Weaver encarnava um condutor ameaçado por um camião encosta abaixo numa estrada na montanha.

Entre 1973 e 1975 Weaver foi presidente do Sindicato de Actores dos Estados Unidos e ficou também conhecido por ser um activista na defesa do meio ambiente e na luta contra a fome no mundo.

Era presidente da "Love is Feeding Everyone" (LIFE) que distribuía comida entre 150 mil necessitados do estado de Los Angeles.

PUB