Actor Nuno Lopes vai representar Portugal no Shooting Stars 2006

por Agência LUSA

O actor Nuno Lopes vai representar Portugal na 9ª edição do Shooting Stars 2006, a decorrer de 11 a 13 de Fevereiro na Alemanha, anunciou hoje o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM).

O Shooting Stars é uma iniciativa da European Film Promotion (EFP) destinada a promover os novos talentos do cinema europeu tornando-os conhecidos do público internacional e que decorre no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a realizar entre 09 e 19 de Fevereiro de 2006.

Protagonizado por Nuno Lopes, "Alice", o primeiro filme do realizador Marco Martins, é um dos cinco candidatos ao prémio Fassbinder de Revelação, uma das categorias do Prémio de Cinema Europeu atribuído pela EFP.

"Alice", que a crítica considera a "entrada de leão" de Nuno Lopes no cinema, foi galardoado em Maio último com o prémio Regards Jeunes da Quinzena dos Realizadores, atribuído no âmbito do Festival de Cinema de Cannes.

Entrevistas, `castings`, eventos específicos do festival e uma gala constam do programa do Shooting Stars 2006, que reúne vários actores oriundos dos 25 países europeus representados na EFP, segundo consta da página da European Film Promotion na Internet.

Hungria, Bulgária, Suécia, Eslovénia, Holanda, Grécia, Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Suécia, Suíça e Bélgica contam-se entre os países que integram a EFP.

Beatriz Batarda, Diogo Infante, Ana Moreira, Rita Durão, Francisco Nascimento, Alexandre Pinto, Carla Bolito, Leonor Baldaque, Ângelo Torres e Marisa Cruz são alguns dos artistas que representaram Portugal no Shooting Stars, através do ICAM.

pub