"Adam ressurrected", de Paul Schrader, Entrega de Prémios e "Baile dos Vampiros" terminam festival

Porto, 27 Fev (Lusa) - O 29º Fantasporto termina sábado com a Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios, que antecede a exibição de "Adam Ressurrected", o último filme de Paul Schrader, que está no Porto para receber o Prémio Carreira do festival.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Argumentista de "Taxi Driver" e "Touro Enraivecido" e realizador de obras fundamentais como "American Gigolo" ou "A Felina", Paul Schrader apresenta neste filme "um desconcertante exercício de memória dos traumas do século XX e do universo conturbado da mente humana".

Jeff Goldblum e Willem Dafoe são os protagonistas de "Adam Resurrected", a estranha história de Adam Stein, um homem que viveu o drama de ser judeu na Alemanha nazi e sobreviveu aos traumas dos campos de concentração.

Além de Paul Schrader, vão receber os Prémios Carreira do Fantasporto 2009 o cineasta Fonseca e Costa, considerado um dos mais prolíferos e bem sucedidos realizadores portugueses, e o alemão Wim Wenders, autor de filmes como "O Amigo Americano", "Paris, Texas", "Asas do Desejo", "Até ao Fim do Mundo" e do argumento de "A Cidade dos Anjos".

O programa do último dia do "Fantas" 2009 apresenta filmes das mais diversas tendências, origens e durações e inclui a celebração dos 40 anos de "Easy Rider", um dos filmes que marcou a grande viragem do cinema norte-americano na década de 60, em pleno movimento hippie, com a ascensão de filmes independentes de baixo orçamento, em prejuízo das grandes produções.

"Easy Rider", em que Dennis Hopper e Peter Fonda percorrem o interior profundo da América nas suas potentes Harley Davidson, foi, juntamente com "A Primeira Noite", de Mike Nichols, um desses filmes, ambos enormes êxitos de bilheteira.

No programa estão ainda candidatos a Óscares da Academia como "El Greco", uma das escolhas do Fantasporto entre as longas-metragens portuguesas de 2008 ("Arte de Roubar", de Leonel Vieira) e "Monsterland", em antestreia mundial, do realizador de culto Jorg Butgereit.

Destaca-se ainda "The Disappeared", do britânico Johnny Kevorkian, que abre a programação do Grande Auditório do Teatro Rivoli, sobre a história de um desaparecimento de um jovem que perturba o Reino Unido, onde cerca de dez mil adolescentes fogem de casa todos os anos, entre os quais muitos desaparecem definitivamente.

No Espaço Cidade Cinema, a grande tenda montada frente ao Rivoli, está no programa a exibição, a partir das 15:30, de uma selecção de curtas-metragens holandesas do Rotterdam Film Fund, espanholas da escola de Cinema de Barcelona e produções irlandesas de 2007.

No Pequeno Auditório do Rivoli está programada uma selecção de 14 curtas-metragens portuguesas de animação preparada pela Casa da Animação, do Porto, seguida de um programa de curtas nacionais da responsabilidade do Cineclube de Avança, com sete filmes.

"Absurdistan", do germânico Veit Helmer, e "Jetsam", do britânico Simon Welsford, são outras propostas do Pequeno Auditório do Rivoli, que fecha a sua programação à 01:00 de domingo com "Monsterland", de Jorg Buttgereit, o cineasta alemão que tem os seus filmes proibidos em quase toda a Europa.

A essa hora, já terá começado a grande festa de encerramento do Fantas, o tradicional "Baile dos Vampiros", no Teatro Sá da Bandeira, onde são cabeças-de-cartaz o galego DJ Nacho e os Clã.

Este grupo, que se apresenta a partir das 00:30, centrará a sua actuação no seu mais recente disco, além de alguns dos grandes êxitos.

O evento conta ainda com a presença dos DJ`s Kitten e Luis Machado, entre outras surpresas.

PF

Lusa/Fim


PUB