Álbum de estreia dos Macacos do Chinês lançado segunda-feira
Lisboa, 06 Mar (Lusa) - Os Macacos do Chinês editam segunda-feira o seu álbum de estreia, "Ruídos Reais", gravado pela Enchufada, editora que lançou os Buraka Som Sistema, e descrito como representativo da "bipolaridade de estilos musicais" do grupo da Amadora.
O grupo, fundado por Miguel Pité, vocalista e irmão de DJ Riot dos Buraka Som Sistema, e André Pinheiro, constituiu-se em 2007 e deu já diversos concertos no estrangeiro, tendo actuado também na edição do ano passado do festival Rock in Rio Lisboa, onde partilharam palco com os Buraka Som Sistema.
André Pinheiro, produtor multi-instrumentista dos Macacos do Chinês, afirmou à Lusa que "faz sentido" falar-se num movimento musical português com referências "multiétnicas".
Projectos como Buraka Som Sistema ou Melo D incorporam elementos de música africana nas suas canções, sinal de "uma sociedade onde as referências culturais e sociais se cruzam cada vez mais".
A gravação de "Ruídos Reais", assevera o músico, constituiu um "processo moroso" onde as músicas compostas pelo grupo foram evoluindo de forma "muito natural".
"É saudável que a música evolua e seja permeável a novas influências", reforça.
"Ruídos Reais" sucede na discografia do grupo da Amadora ao single "Plutão", editado em 2008, e descrito pelo multi-instrumentista como "a primeira apresentação dos Macacos do Chinês ao grande público".
O álbum agora editado consiste, na visão de André Pinheiro, "numa mostra perfeita do que é actualmente a personalidade musical" dos Macacos do Chinês.
"Ruídos Reais", a editar segunda-feira, pretende mostrar que os Macados do Chinês "não se prendem nem se limitam a um só género musical".
André Pinheiro descreveu à Lusa "os diversos universos musicais" explorados na estreia em longa duração dos Macacos do Chinês, referindo que as influências na banda "são diversas", havendo no colectivo de quatro músicos "mais apreciadores de projectos como Sonic Youth ou Scott Walker", mas também apreciadores de "hip-hop da velha guarda e dubstep".
"Eu próprio cheguei a ter diversas fases, uma mais de metal, outra de world music", reforça André Pinheiro como exemplo.
O álbum de estreia dos Macacos do Chinês chega às lojas na segunda-feira e conta com diversos convidados, caso dos Buraka Som Sistema, Kalaf, João Gomes (Cool Hipnoise) ou ainda Nuno Lopes, que contribui na faixa extra "Pombos Gordos" com a personagem "O Chato", da série televisiva "Os Contemporâneos".
"Rolling na Reboleira" é o primeiro single extraído de "Ruídos Reais", álbum a ser apresentado ao vivo no Porto a 27 de Março, num concerto no espaço Gare.
Em Lisboa, depois de um cancelamento do concerto de apresentação no Lollipop, na LX Factory, o grupo pretende agora agendar um "espectáculo de maiores dimensões", inteiramente "produzido e idealidado" dentro do seio da banda.
PZF