Álbum de fotografias recorda as três visitas de João Paulo II a Portugal
Um livro de fotografias que documenta as três viagens realizadas pelo Papa João Paulo II a Portugal é editado terça-feira pela Prime Books, reunindo mais de 100 imagens.
O álbum, intitulado "Reviver o Papa em Portugal" é, segundo o editor Jaime Cancela Abreu, "uma fotoreportagem gigante".
"A cada imagem corresponde apenas uma legenda jornalística, sem qualquer outro texto, dando todo o relevo à imagem, que é no fundo aquilo que as pessoas guardam das suas viagens", prosseguiu.
As imagens incluídas "constituíram uma minuciosa escolha a partir do arquivo fotográfico da agência Lusa", disse.
No total estão reunidas mais de cem fotografias de 18 profissionais da comunicação que captaram momentos tão marcantes como o da detenção do padre Juan Fernandez Krohn, que tentou assassinar o João Paulo II em Fátima, numa fotografia de Abel Fonseca, já falecido.
Além deste repórter têm fotografias suas no álbum André Kosters, Inácio Rosa, Paulo Carriço, António Cotrim, Manuel de Almeida, Tiago Petinga e Cristina Fernandes, entre outros.
João Paulo II visitou Portugal pela primeira vez entre 12 e 15 de Maio de 1982. A visita decorreu sob o lema "Totus tuus", a divisa escolhida por João Paulo quando tomou a púrpura cardinalícia de Cracóvia.
Nesta visita, além de Fátima onde agradeceu à Virgem a "sua protecção maternal" pelo atentado que sofreu no ano anterior na Praça de São Pedro no Vaticano, o Papa foi a Braga, Vila Viçosa e Lisboa.
Na capital orou na Basílica de Santo António, onde encerrou as comemorações dos 750 anos da morte do santo lisboeta, numa viagem que foi, nas palavras do Sumo Pontífice, a concretização "de um sonho há muito acalentado".
João Paulo regressou a Portugal em 1991, e além de Fátima, onde deixou a bala que lhe extraíram na sequência do atentado, visitou também Açores, Madeira e Lisboa.
Nesta ocasião, o Papa afirmou que o seu pontificado assentava na libertação dos sistemas opressores e no alerta "aos novos fossos de ódio e vingança" que germinavam.
Também foi durante esta visita que consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Maria e entregou um rosário em ouro a Nossa Senhora de Fátima, que no relato das aparições, em 1917, pediu para que se rezasse o terço todos os dias pela salvação dos pecadores.
A participação dos portugueses na visita pastoral foi qualificada pelo então Presidente da República, Mário Soares, como "uma manifestação impressionante".
Em 2000 o Papa voltou a Portugal não só para beatificar os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto como para revelar o "terceiro segredo" que Lúcia, ainda viva, contara aos anteriores pontífices e estava guardado no Vaticano.
Cada um destes momentos ficou registado pelas objectivas de fotojornalistas como Manuel Moura, Guilherme Venâncio, Alberto Farias, Paulo Novais ou Acácio Franco e são dadas à estampa num álbum que pretende ser "uma referência documental através da imagem da presença de João Paulo II", falecido no passado dia 02 no Palácio Pontifico, no Vaticano.