Álbuns "Aconteceu" e "Transparente" nomeados para os Prémios Edison

por Agência LUSA

Dois álbuns de fado, "Aconteceu" produzido por Jorge Fernando, e "Transparente", produzido por Jaques Morenlembaun, respectivamente de Ana Moura e Mariza, estão nomeados para os Prémios Edison, os mais importantes galardões de música da Holanda.

Os dois álbuns concorrem na categoria de Melhor Álbum em World Music, ao lado de "Chávez Racine", de Ry Cooder (Estados Unidos), e "Dimache a Bamako", do duo maliano Amadou & Mariam.

Os Prémios Edison, uma réplica em bronze da estátua de Thomas Alva Edison, o inventor do gramofone, de autoria do escultor Pieter D`Hont, serão entregues em Outubro, e são considerados os mais importantes prémios holandeses da música que distinguem "a qualidade do som gravado", segundo uma nota da organização.

"Aconteceu" é um duplo CD onde Ana Moura interpreta, segundo a sua editora, "fados tradicionais" e "fados clássicos" e foi editado em finais do ano passado.

Em "Transparente", editado em Abril, Mariza interpreta poemas de Fernando Pessoa, Alexandre O+Neil e Florbela Espanca, entre outros.

O álbum entrou, esta semana, directamente para 13º lugar do Top Billboard de World Music dos Estados Unidos e está em sexto lugar no top europeu.

Os prémios Edison foram criados em 1960 e distinguem intérpretes holandeses e internacionais em três categorias principais:

World Music, Jazz e Música Clássica.

Além de Melhor Álbum, distingue ainda o Melhor DVD e Melhor Recuperação Fonográfica Histórica.

O júri dos Prémios Edison, equivalentes aos Grammy Award, Brit Award ou ao Grand Prix du Disque, é constituído "por personalidades ligadas à indústria da música, jornalistas e lojas de discos", segundo a mesma nota.

pub