Álbuns "Aconteceu" e "Transparente" nomeados para os Prémios Edison

Dois álbuns de fado, "Aconteceu" produzido por Jorge Fernando, e "Transparente", produzido por Jaques Morenlembaun, respectivamente de Ana Moura e Mariza, estão nomeados para os Prémios Edison, os mais importantes galardões de música da Holanda.

Agência LUSA /

Os dois álbuns concorrem na categoria de Melhor Álbum em World Music, ao lado de "Chávez Racine", de Ry Cooder (Estados Unidos), e "Dimache a Bamako", do duo maliano Amadou & Mariam.

Os Prémios Edison, uma réplica em bronze da estátua de Thomas Alva Edison, o inventor do gramofone, de autoria do escultor Pieter D`Hont, serão entregues em Outubro, e são considerados os mais importantes prémios holandeses da música que distinguem "a qualidade do som gravado", segundo uma nota da organização.

"Aconteceu" é um duplo CD onde Ana Moura interpreta, segundo a sua editora, "fados tradicionais" e "fados clássicos" e foi editado em finais do ano passado.

Em "Transparente", editado em Abril, Mariza interpreta poemas de Fernando Pessoa, Alexandre O+Neil e Florbela Espanca, entre outros.

O álbum entrou, esta semana, directamente para 13º lugar do Top Billboard de World Music dos Estados Unidos e está em sexto lugar no top europeu.

Os prémios Edison foram criados em 1960 e distinguem intérpretes holandeses e internacionais em três categorias principais:

World Music, Jazz e Música Clássica.

Além de Melhor Álbum, distingue ainda o Melhor DVD e Melhor Recuperação Fonográfica Histórica.

O júri dos Prémios Edison, equivalentes aos Grammy Award, Brit Award ou ao Grand Prix du Disque, é constituído "por personalidades ligadas à indústria da música, jornalistas e lojas de discos", segundo a mesma nota.

PUB