Álbuns de música tradicional editados em formato CD pela primeira vez
Três álbuns de música tradicional portuguesa, gravados no princípio década de 1980, são esta semana editados pela Movieplay Portuguesa, pela primeira vez em formato digital.
Trata-se do álbum de estreia do grupo Raízes, e dos álbuns "Estilhaços" (1983) e "Lavai Jeremias" (1985), do grupo Terra a Terra, a editar em CD.
O álbum dos Raízes é o mais antigo, foi editado em vinil em 1982, tendo o grupo recolhido e recuperado vários temas tradicionais minhotos, nomeadamente o "Malhão da Carvalhosa", "Tia e sobrinho" (dueto de cegos) ou "Se fores à erba".
Este grupo era constituído por Armando Machado, António L.
Silva, João M. Oliveira, Luís Vilela, Xavier Costa, Chico Malheiro, Tó, Mira Lira, Adélia e Luís Silva que tocavam vários instrumentos e cantavam.
Os Raízes auto-intitulavam-se "grupo de acção cultural" e procuraram não só recuperar como divulgar a música tradicional portuguesa.
"Estilhaços", dos Terra a Terra, recupera temas de várias regiões portuguesas, nomeadamente a partir do "Cancioneiro Geral do Povo Português" do etnomusicólogo Michel Giacometti.
Entre os instrumentos menos habituais utilizados nesta gravação refira-se a utilização de uma "garrafa com garfos" no tema transmontano "Olha o velho, olha o velho".
O CD inclui ainda um tema inédito, "Vitral", com letra e música de Piçarra.
"Lá vai Jeremias" é o segundo álbum dos Terra a Terra que será também editado esta semana e que conta com a participação, entre outros, dos músicos Pedro Caldeira Cabral, Paulo Brandão e José Duarte Neves.
Além de temas das diferentes regiões portuguesas, incluindo os Açores e a Madeira, neste álbum é musicado um vilancete de Luís de Camões, "Quem ora soubesse", musicado por Jaime Ferreira.
O álbum inclui, tal como em "Estilhaços", um original de Mário Piçarra, "Romance de um dia na cidade", e um outro assinado por Piçarra e Hipólito Clemente.
Todos os temas têm arranjos de Jaime Ferreira, Mário Piçarra ou Aníbal Madeira que assumem a direcção musical do álbum.
Estes três álbuns dão início a uma nova colecção intitulada "Traditio", que procura recuperar vários álbuns de música tradicional portuguesa gravados na era do vinil por editoras agora extintas, cujo património é propriedade da Movieplay Portuguesa.
Entre elas está a Rádio Triunfo, para onde originalmente gravaram os Terra a Terra, grupo que desapareceu em finais da década de 1980.