Aldeia de Monção cumpre tradição de "levantar o pau" para anunciar romaria
Monção, 29 mai (Lusa) - Mais de 100 pessoas de Longos Vales, em Monção, cumprem, no domingo, uma tradição centenária, o "levantamento do pau da bandeira", para anunciar festas da aldeia anunciou, hoje, à Lusa, fonte da organização.
"Antigamente eram só os homens que participavam mas hoje é toda a gente. Estamos a falar de mais de 100 pessoas a puxar as quatro cordas que levantam o pau e mais de 300 a ver, porque a tradição está a atrair cada vez mais curiosos à freguesia", afirmou à Lusa Márcio Ferreira.
Márcio Ferreira integra a "quadra" que este ano tem nas mãos a tarefa de organizar a romaria, e cerca de três semanas antes, de realizar o "levantamento do pau da bandeira", a enterrar junto ao mosteiro de São João Baptista, padroeiro de Longos Vales.
Para a organização da romaria a freguesia divide-se em cinco partes, designadas por "quadra", um conjunto de vários lugares que, a cada ano, tem a responsabilidade de organizar a festa em honra de São João Baptista entre 22 a 24 de junho.
O pau, um eucalipto com entre 25 a 34 metros de altura, pintado às cores, "é levantado com a ajuda de quatro cordas entrelaçadas, puxadas pelos elementos da quadra e pela população. Uma vez levantado é enterrado para se manter hasteado até final do ano".
"O pau é levantado sempre no primeiro ou segundo fim de semana de junho para anunciar as festas em honra do padroeira mas fica enterrado até 31 de dezembro. É retirado nesse dia porque no dia 1 de janeiro do novo ano já entra outra quadra para tomar conta da festa", explicou.
Márcio Ferreira desconhece a origem do costume mas garante ser "mais do que centenário" porque "os mais antigos da aldeia lembram-se de participar ainda pequenos".
De acordo com este elemento da organização "antigamente só os homens da quadra é que puxavam as cordas".
No entanto, a rivalidade crescente entre as "quadras", para "levantar um pau cada vez maior" e a curiosidade que a mesma vem despertando na região, acabou por abrir a tradição a todos quantos queiram participar.