Alemães Cock and Ball Torture e polacos Dead Infection no 3º GRINDFEST

Porto, 15 Mar (Lusa) - Cock and Ball Torture (Alemanha) e Dead Infection (Polónia) encabeçam o cartaz do 3º GRINDFEST, o festival de heavy metal mais extremo de Portugal, que se realiza no próximo dia 21, no Porto, disse hoje à Lusa fonte da organização.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Este é o único festival de heavy metal unicamente dedicado às chamadas sonoridades Grind e derivados próximos.

Desta vez o local escolhido foi o Porto Rio, sito no Barco Gandufe que se encontra ancorado na Rua do Ouro pouco depois dos pilares da Ponte da Arrábida, marginal do Porto.

O Grind, como estilo musical consiste numa amálgama de extremismos que engloba o Industrial, o Noise, o Death Metal e o Hardcore Punk.

Os elementos mais característicos são as linhas vocais guturais, as músicas de curta duração e as velocidades de bateria ultra rápidas.

As letras caracterizam-se pela sua violência, podendo ir desde a intervenção social, temática de terror série B, sexploitation e envolver ideologias diversas.

Nos últimos anos esta vertente de Metal tem assumido um papel de grande relevo em território nacional sendo que a sua base de fãs propicia actualmente a visita de bandas internacionais cada vez mais mediáticas

Os Dead Infection (Polónia) vão apresentar pela primeira vez em Portugal o novo trabalho "Corpses of the Universe".

As sete bandas seleccionadas para esta edição formam um elenco de luxo encabeçado possuem, todas elas, prolíferos percursos discográficos com dezenas de trabalhos editados.

Os portuenses Fetal Incest formados por músicos bem conhecidos, lideram o restante contingente, entre os quais se contam os Dokuga (ex-Renegados de Boliqueime, Freedoom), Pussy Vibes e os espanhóis Undernoise.

Entre as actuações e depois dos concertos terão ainda lugar DJ sets, levados a cabo pelo colectivo Grind SoundSystem formado por algumas individualidades da cena grind europeia.

Paralelamente estarão presentes também algumas editoras internacionais com merchandise alusivo às sonoridades mais extremas.

O início do festival está marcado para as 20:00, de dia 21, sábado.

PF.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB