Alexandre Oliveira distinguido com prémio de melhor produtor cultural 2015

Lisboa, 26 jan (Lusa) - Alexandre Oliveira, fundador da produtora Ar de Filmes e do Teatro do Bairro, foi distinguido por unanimidade com o Prémio Natércia Campos de melhor produtor cultural de 2015, anunciou hoje a Academia de Produtores Culturais.

Lusa /

O Prémio Natércia Campos, bienal e no valor de mil euros, foi criado em 2010, pela Academia de Produtores Culturais, com o objetivo de "distinguir produtores culturais de mérito a trabalharem em Portugal".

Com formação em produção de cinema, Alexandre Oliveira passou pela Cinemateca Portuguesa, fundou a produtora de cinema Ar de Filmes e foi um dos criadores do Teatro do Bairro, em Lisboa.

Em cerca de duas décadas de ligação ao cinema, Alexandre Oliveira trabalhou com realizadores como Fernando Lopes, Teresa Villaverde e Jorge Cramez. Tem sido, há quase uma década, o produtor de João Botelho, em filmes como "Filme do desassossego" e "Os Maias".

No teatro, participou em mais de duas dezenas de produções de teatro e trabalha sobretudo com o encenador António Pires, com quem inaugurou o Teatro do Bairro, em 2011.

Alexandre Oliveira é ainda responsável pela produção da peça "Auto da Barca do Inferno", que, desde 2004, se apresenta no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, encenada por António Pires.

O produtor receberá o Prémio Natércia Campos na quinta-feira, na Casa-Atelier Vieira da Silva, em Lisboa.

 

Tópicos
PUB