Altitudes enche Serra do Montemuro de teatro, cinema e música, em Agosto
O 8ª Festival Altitudes, um certame que leva o teatro, o cinema, a música e a moda à aldeia de Campo Benfeito, em Castro Daire, em plena Serra do Montemuro, decorrerá de 14 a 21 de Agosto.
A responsável pela programação deste ano, Paula Teixeira, disse hoje à Agência Lusa que "a grande preocupação foi procurar o que há de melhor a nível nacional".
"Conseguimos ir buscar os melhores a cada cantinho do país, desde as grandes urbes, ao Alentejo e ao Norte", frisou, acrescentando que a edição deste ano está orçada em 50 mil euros e conta com oito espectáculos de teatro, seis de música, quatro sessões de cinema, um desfile de moda e ateliers.
Entre os participantes encontram-se o Teatro de Pesquisa Comuna, O Bando, Ao Largo, as Marionetas do Porto, O Nariz, Peripécia Teatro e os Artistas Unidos.
A companhia anfitriã, o Teatro Regional da Serra do Montemuro (TRSM), apresentará também a sua produção "O Regresso do Pepino".
Quanto à música, estarão presentes os grupos Cantares de Évora, Gait+Embora, o projecto Tim Tim por Tim Tum, Tribu Trio e as Vozes da Rádio, que encerram o festival.
Como já é tradição, o Altitudes abre com uma caminhada pela aldeia. Haverá também oficinas, orientadas por Helen Ainsworth, que vai propor a realização de uma escultura ou pintura inspirada em histórias populares de outros países.
Um desfile das colecções da cooperativa "As Capuchinhas", saídas dos teares de cinco artesãs de Campo Benfeito, que serão mostradas ao som de Isabel Silvestre, faz também parte do programa.
O cinema é assegurado por um ciclo dedicado a Chaplin.
Eduardo Correia, responsável artístico do TRSM, frisou que os principais objectivos do festival são "proporcionar aos residentes na região a oportunidade de assistir a estes espectáculos e enriquecer a própria companhia através do contacto com outras companhias".