Alvalade-Sado promete regresso à época medieval
A vila alentejana de Alvalade-Sado, concelho de Santiago do Cacém, promete a partir de hoje um regresso à Idade Média, com cortejos e feiras medievais, para assinalar os 495 anos do Foral da localidade.
Com o objectivo de oferecer uma "viagem ao mundo misterioso e fascinante do homem da Idade Média", a iniciativa, designada "Alvalade Medieval", está a cargo da Associação Cultural Amigos de Alvalade e Casa do Povo.
As comemorações arrancam hoje, às 20:30, e prolongam- se até terça-feira, data histórica da atribuição do Foral Manuelino a Alvalade.
Além da "venda de escravos" e "auto de fé", o programa dos festejos comporta exposições, arruadas, danças, cantigas, mostra e torneios d+armas, teatro, revolta popular, espectáculo de fogo e manifestações religiosas.
Entre os pontos altos contam-se um colóquio sobre "O Centro Histórico de Alvalade: Memórias, Problemas e Potencialidades", marcado para a noite de hoje.
Para sábado, o programa prevê um cortejo histórico, com início às 14:00, onde participam dezenas de pessoas, representando todas as classes sociais da altura, a que se segue a abertura de uma feira medieval, no centro histórico da vila.
Artesãos a trabalhar ao vivo e a recriação de uma mouraria na Rua Atrás dos Quintais (local onde se pensa terão sido levantadas as primeiras habitações da localidade, depois da ocupação muçulmana) são algumas das novidades da iniciativa deste ano.
Outra das inovações passa pela Ceia Medieval, terça- feira, às 20:00, na Praça D. Manuel I (ponto principal da vila), que recorda a atribuição do Foral, a 20 de Setembro de 1510, pelo Rei D. Manuel I.
A Ceia, bem como a animação da feira, conta este ano pela primeira vez com o desempenho do grupo de teatro VIVARTE, apontado como um dos mais prestigiados grupos do país no que respeita a recriações históricas.
.