"Amor, Escárnio e Maldizer" é um álbum conceptual
Os Da Weasel editam a 02 de Abril o álbum "Amor, Escárnio e Maldizer", um trabalho "conceptual" que mistura vários estilos sem desvirtuar o som do grupo, afirmou hoje à Lusa o baixista João Nobre.
"Amor, Escárnio e Maldizer" sucede a "Re-Definições", um dos mais bem sucedidos álbuns dos Da Weasel, e apresenta colaborações artísticas que vão dos Gato Fedorento à Orquestra Sinfónica de Praga.
A banda fez hoje o anúncio do novo álbum através da Internet, no site onde ao longo das últimas semanas foram divulgando pormenores das sessões de trabalho que decorreram num estúdio em Olhão.
"Amor, Escárnio e Maldizer" integra 18 temas, entre canções e interlúdios, alinhados pela temática do título.
Como explicou João Nobre, o álbum começa pelo amor e acaba com canções de maldizer, numa variação temática que é acompanhada por um adensar da sonoridade musical.
A Orquestra Sinfónica de Praga, dirigida pelo maestro Rui Massena, abre o álbum com "8 Naipes", e termina com "Toque-Toque", com uma remistura de Vikter Duplaix.
Além da orquestra, com a qual os Da Weasel gravaram em Praga, o novo álbum revela uma parceria com o escritor José Luís Peixoto em "Negócios Estrangeiros", um tema de "cariz muito social sobre a imigração ilegal".
O pianista Bernardo Sassetti entra em "A palavra - tema para Sassetti" e o músico jamaico-americano Atiba faz um dueto com Virgul em "International Luv".
Os Gato Fedorento participam num interlúdio chamado "Ó nigga, tu és nigga, nigga?".
Fãs do quarteto de humor, os Da Weasel retribuem assim o convite que os Gato Fedorento fizeram para participar na estreia do programa televisivo "Diz que e uma espécie de magazine".
O lançamento de "Amor, Escárnio e Maldizer" terá uma edição limitada com um filme que regista as gravações em estúdio e uma remistura do single "Dialectos da Ternura" pelos Buraka Som Sistema.
Os Da Weasel, que surgiram na década de 1990, são formados por Pacman, Virgul, João Nobre, Quaresma, Guilherme Silva e DJ Glue.
Até agora editaram álbuns como "3º Capítulo", "Iniciação a uma vida banal - o manual" e "Re-Definições", que atingiu quatro platinas (80 mil unidades vendidas).