"Amour", de Michael Haneke, vai ser exibido em Portugal - distribuidora

Lisboa, 27 mai (Lusa) - O filme "Amour", de Michael Haneke, que conquistou hoje a Palma de Ouro da 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em França, tem exibição assegurada em Portugal, anunciou hoje a Leopardo Filmes.

Lusa /

De acordo com uma nota de imprensa enviada à agência Lusa pela produtora e distribuidora de cinema, além deste filme, também vai estrear em Portugal outras longas-metragens exibidas em Cannes.

"Cosmopolis" de David Cronenberg -- com estreia prevista para quinta-feira - "Vouz n`avez encore rien vu", de Alain Resnais, "Holy Motors", de Leos Carax, e "De Rouille et d`Os", de Jacques Audiard.

"Amour", protagonizado por Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, e Isabelle Huppert, conta com ainda no elenco com a atriz portuguesa Rita Blanco, que faz de porteira no edifício onde habita o casal que é o centro da história.

Dois octogenários levam ali uma existência tranquila que se altera quando a mulher sofre um acidente vascular-cerebral.

Michael Haneke ganhou pela segunda vez o prémio mais importante do festival, depois de ter conquistado a Palma de Ouro em 2009 com "O Laço Branco", e em edições anteriores o prémio de Melhor Realizador com "Nada a Esconder", e o Grande Prémio do Júri por "A Pianista".

Em "Amour", Rita Blanco, 49 anos, desempenha um pequeno papel como porteira do edifício onde decorre o filme.

Rita Blanco estreou-se como atriz na peça "Mariana Espera Casamento", de Jean-Paul Wenzel, sob a direção de Luís Miguel Cintra, em 1983, e trabalhou em filmes, séries e telenovelas para televisão.

No cinema trabalhou com realizadores como João Botelho ("Tráfico" e "O Fatalista"), João Mário Grilo ("Longe da Vista" e "A Falha"), Teresa Villaverde ("Os Mutantes"), Manoel de Oliveira ("Inquietude"), e João Canijo ("Ganhar a Vida" e "Sangue do Meu Sangue").

Ainda segundo a Leopardo Filmes, "Cosmopolis", de David Cronenberg, filme inspirado no livro de Don Delillo e produzido por Paulo Branco, que conta com Robert Pattinson como ator principal, vai estrear-se em 30 salas de cinema do país.

O júri que atribuiu a Palma de Ouro deste ano foi presidido pelo cineasta italiano Nanni Moretti.

Tópicos
PUB