Andrea Brandão representa Portugal no Prémio União Latina de Jovem Criação 2007

A designer e artista plástica Andrea Brandão, 30 anos, é a candidata de Portugal à terceira edição do Prémio União Latina de Jovem Criação 2007, anunciou hoje a organização internacional.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Andrea Brandão foi escolhida por desenvolver um trabalho que questiona "a noção de objecto artístico, nomeadamente a obrigatoridade de uma sua materialização", refere a nota do júri, formado pelos críticos Leonor Nazaré, Ricardo Nicolau e Lúcia Marques, que se reuniu na quinta-feira.

O Prémio União Latina de Jovem Criação foi fundado em 2003 com o objectivo de promover o desenvolvimento das obras de artistas plásticos entre os 25 e os 35 anos, provenientes dos 36 Estados-membros da União Latina.

Andrea Brandão irá, assim, representar Portugal na fase final do prémio bienal, que terá três vencedores, correspondentes a três continentes (América, África e Europa), que serão conhecidos a 30 de Novembro em Roma.

O prémio consiste numa estadia de três meses numa residência artística em Lisboa (na AR.CO), Madrid (Casa de Velásquez) ou Roma (Academia de Espanha).

Em 2005 a vencedora da Europa foi a artista francesa Agnès Ribault, que fez uma residência artística na AR.CO, Escola de Arte Contemporânea.

Andrea Brandão licenciou-se em design industrial e actualmente é finalista de artes plásticas da AR.CO.

Desde 2001 tem participado em várias exposições e instalações colectivas em Portugal.

PUB