Anoushka Shankar apresenta "Traveller" ao vivo na Gulbenkian na 2ªfeira
Lisboa, 09 dez (Lusa) -- A intérprete de sitar Anoushka Shankar apresenta na segunda-feira ao vivo, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o seu mais recente trabalho, "Traveller", acompanhada por músicos indianos e de flamenco.
No espetáculo "Raga Flamenco Journey -- Traveller", a filha do conhecido músico indiano Ravi Shankar irá tocar sitar, um instrumento de cordas originário do norte da Índia, acompanhada por percussão, flauta, shehnai e vozes.
O novo disco de Anoushka Shankar, "Traveller", reúne a música de Espanha, flamenco, com os sons tradicionais indianos.
Nascida em Londres, em 1981, Anouska Shankar foi viver na Califórnia com 11 anos, mas passou grande parte do tempo em Nova Deli, a estudar sitar com o pai.
Desde a sua estreia com a Orquestra Sinfónica de Londres, dirigida por Zubin Mehta, em 1997, Anoushka Shankar interpretou em várias ocasiões o Concerto n.º 1, para Sitar e Orquestra, tendo iniciado em 2000 a sua carreira a solo com concertos nos EUA, Japão, Malásia, Índia e Europa.
Estudiosa da tradição musical indiana, com apenas 13 anos deu o seu primeiro concerto em Nova Deli, participando no final desse ano na gravação de "In Celebration", com o pai.
Em 1998 editou o primeiro CD em seu nome, "Anoushka", dois anos depois gravou "Anourag", participou no disco "Full Circle: Carnegie Hall 2000" do pai, e ainda em "Sacred Love" de Sting e, em 2001, "Live at Carnegie Hall" foi nomeado para os Grammys.
Em 2005 gravou "Rise", quarto CD a solo e em 2007 editou "Breathing Under Water".
O concerto do Anoushka Shankar Ensemble está marcado para as 21:00 de segunda-feira no Grande Auditório da Gulbenkian.
JRS
.