Anunciados os prémios Sophia Estudante

Os prémios Sophia Estudante já foram anunciados: são 16 filmes de escola premiados pela Academia Portuguesa de Cinema.

Antena 1 /

Foto: DR

Este ano os prémios Sophia Estudante foram divulgados numa emissão ''on line''. O júri teve de escolher entre várias dezenas de curtas-metragens produzidas por alunos de 20 de escolas e faculdades de todo o país que ensinam cinema e audiovisual.

"Igor", de Rafael Almeida, Tom Vítor de Freitas e Marcos Kontze da UBI Universidade da Beira Interior foi considerado o melhor filme de ficção. O primeiro prémio na categoria de melhor documentário foi para o filme "No fim do mundo" de Abraham Escobedo Salas, da Universidade Lusófona. O prémio Sophia Estudante para melhor curta-metragem experimental foi para "Semear, ouvir, fluir" de Irina Oliveira da Escola Superior Artes e Design das Caldas da Rainha.

"Nós os lentos", de Jeanne Waltz da Universidade Lusófona venceu na categoria de melhor curta de animação. E o melhor cartaz de filme escolar foi de Tomás Barão da Cunha da Escola Superior de Media Artes e Design, do Porto. Os 16 filmes premiados são agora candidatos ao Grande Prémio Sophia Estudante.

A jornalista da Antena 1 Margarida Vaz mostra-nos o elenco dos prémios.
PUB