Ari Aster, 40 anos de "Alien" e uma sexta-feira 13 em setembro no festival MOTELX

por Lusa

A estreia de "Midsommar", a presença do realizador norte-americano Ari Aster e a celebração dos 40 anos de "Alien - O Oitavo Passageiro" acontecem em setembro, no MOTELX -- Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

"São muitas as propostas para deixar a triscaidecafobia [medo do número 13] em casa", revelou hoje a organização, a propósito da 13.ª edição do MOTELX, que acontecerá no cinema São Jorge, de 10 a 15 de setembro.

Da programação hoje apresentada em Lisboa, a direção do MOTELX revelou a presença do realizador norte-americano Ari Aster, que apresentará "Midsommar" em estreia, descrito pela revista Variety como um filme de `horror folk`, inspirado numa festividade da cultura popular da Suécia.

Ari Aster fará ainda uma sessão especial no MOTELX da sua primeira longa-metragem, "Hereditário".

Aproveitando o facto de ser a 13.ª edição e de coincidir, pela primeira vez, com uma sexta-feira 13, o festival fará uma sessão especial de "Sexta-feira 13", um "filme de culto de 1980", de Sean S. Cunningham.

Este ano, o MOTELX irá ainda assinalar os quarenta anos da estreia de "Alien - O oitavo passageiro" (1979), de Ridley Scott, com exibição de uma cópia restaurada e em 4K, ao qual acrescenta ainda o documentário "Memory: The Origins of Alien", de Alexandre Philippe.

Será ainda estreado "The Golden Glove", do realizador alemão Fatih Akin, exibido no festival de Berlim.

Da produção portuguesa, destaque para a estreia da longa-metragem de terror "Faz-me Companhia", de Gonçalo Almeida, autor da `curta` "Thursday Night", premiada em 2017 no festival, e exibida no ano seguinte em Sundance (EUA).

A competição de curtas-metragens este ano contará com dez filmes e o vencedor ficará nomeado para o prémio europeu Méliès d`Or.

Haverá ainda uma sessão de `curtas` portuguesas programada e apresentada pelo realizador João Pedro Rodrigues.

Este ano, o MOTELX voltará a programar para os mais novos - na secção "Lobo Mau" - e contará, nos eventos paralelos, com o lançamento do livro de banda desenhada "Profondo Nero", da série Dylan Dog, com argumento de Dario Argento, e "As Histórias do Rei Amarelo", de Robert W. Chambers

A programação completa será revelada no começo de setembro.

 

Tópicos
pub