Aromas da Festa do Perfume invadem cidade no fim-de-semana
Évora, 06 Dez (Lusa) - A Arena d`Évora vai ficar "perfumada" pelos melhores aromas, este fim-de-semana, com uma festa dedicada aos perfumes e à cosmética, fruto da ligação à cidade francesa de Chartres, que acolhe alguns dos maiores fabricantes do sector.
A Festa do Perfume, apresentada pelo município alentejano como um certame inédito em Portugal, tem entrada livre e arranca sexta-feira, decorrendo até domingo, entre as 15:00 e as 22:00.
O evento, promovido pela Câmara Municipal e pelo Clube Eborense dos Amigos de Chartres, cidade gaulesa com a qual Évora está geminada, surge no âmbito das acções de cooperação e intercâmbio entre as duas localidades.
"Desde que assinaram o acordo de geminação, estas duas cidades têm vindo a estabelecer ligações de cooperação e amizade, abrindo desta forma novas oportunidades, não só culturais, mas principalmente económicas", assegura o município.
É em Chartres que se localiza o "Cosmetic Valley", aquele que é considerado o pólo mundial da perfumaria e da cosmética, no qual estão sedeados alguns dos maiores fabricantes do sector.
Parfums Christian Dior, Shiseido Internationnal, Gemey Maybeline, Guerlain S.A., CDIP (Inter Parfum), Fragrance Production, Pacific Europe, Laboratoire Expanscience (Mustela), Paço Rabanne e Orlane S.A. são as dez maiores empresas presentes no "Cosmetic Valley".
Depois de uma visita de empresários alentejanos à cidade francesa, no ano passado, esta Festa do Perfume em Évora está virada, única e exclusivamente, para a promoção, exposição e venda de perfumes e produtos cosméticos.
Na Arena D`Évora, segundo a autarquia, vão estar presentes importadores nacionais das várias marcas, podendo os visitantes, além de ficarem a conhecer o "mundo do perfume", assistir também a momentos culturais.
Dois actores, Cármen Costa e José Pedro, vão representar o Fantasma da Ópera, actuando também um conjunto de saxofones, os Skylarque, uma dupla de sapateado, Michel e Anabela Martins, entre outros artistas.
O evento inclui ainda uma componente formativa, através de uma série de workshops temáticos.
Uma técnica francesa, Christine Corbin, presidente da Associação Senteurs Cachées, irá explicar aos grupos de alunos de escolas da cidade e à população em geral todo o processo químico de elaboração de um perfume.
Nos primeiros dois dias, essas acções de sensibilização e descoberta do mundo dos odores destinam-se à comunidade escolar, ficando o último dia, domingo, às 15:00 e às 16:00, reservado ao público que se inscreva e queira conhecer em pormenor as técnicas do perfume.
O certame é promovido com o apoio de uma perfumaria da cidade, mas, desde esta semana, cerca de duas dezenas de estabelecimentos comerciais de Évora têm também as suas montras decoradas com temas alusivos ao perfume.
RRL.
Lusa/Fim