Arqueólogos descobrem primeiro teatro de Shakespeare em Londres
Lisboa, 06 Ago (Lusa) - Um grupo de arqueólogos descobriu no leste de Londres vestígios de um teatro onde William Shakespeare representou as suas primeiras peças, anunciou hoje o Museu de Londres.
O dramaturgo isabelino surgiu como actor no palco do Teatro de Shoreditch, no leste da capital britânica, representando com a trupe Lord Chamberlain`s Men, que montou também algumas das suas primeiras peças.
Os especialistas pensam que as primeiras representações de "Ricardo III", "Sonho de uma Noite de Verão" e "O Mercador de Veneza" se realizaram neste teatro.
Após um conflito em 1599 com os locatários, os proprietários do Teatro de Shoreditch desmontaram-no durante a noite, tendo a madeira de que era feito sido utilizada para construir outro teatro, o Globe, a sul do Tamisa.
Os arqueólogos do Museu de Londres descobriram a localização do teatro original, de forma octogonal, durante trabalhos destinados à construção de um novo teatro.
"É um teatro cuja existência é conhecida há muito tempo, mas nunca tinha sido encontrado qualquer vestígio", observou o porta-voz do museu, Tim Morley, citado pela agência AFP.
"É o teatro onde se apresentou pela primeira vez a companhia de actores de que Shakespeare fazia parte e que encenou pela primeira vez as suas peças, quando ele começou a escrever", sublinhou.
Os vestígios do Teatro de Shoreditch deverão ser conservados no local do novo teatro.
"Descobrir que estamos a construir um teatro para o século XXI onde algumas peças de Shakespeare foram montadas pela primeira vez é uma grande fonte de inspiração", declarou Jeff Kelly, presidente da Tower Theatre Company, que está a construir um novo teatro no local.