Arquitectura portuguesa em destaque nos EUA
A Universidade de Cornell, nos EUA, inaugurou quinta-feira em Ítaca uma exposição sobre a arquitectura contemporânea portuguesa, denominada "Portugal Now", cujo objectivo é mostrar as novas tendências arquitéctónicas nacionais.
A exposição sobre a arquitectura contemporânea portuguesa é a terceira desenvolvida pela Universidade de Cornell e encontra-se inserida num ciclo de conferências e exposições que o departamento de Arquitectura, Arte e Planeamento dessa universidade tem vindo a promover.
Segundo Carla Leitão, uma das organizadoras da exposição, o objectivo é analisar as novas tendências contemporâneas que mais se têm destacado, principalmente as que têm sido trazidas para Portugal por estudantes de arquitectura que se têm movimentado noutros países e que trazem para o Portugal estas tendências.
"Por outro lado, pretendemos também observar as novas tendências que têm sido desenvolvidas por pessoas que nunca saíram de Portugal", disse Carla Leitão, adiantando ainda que "a ideia é sempre verificar tendências novas".
A exposição vai manter-se por duas semanas e conta com a presença de 25 escritórios portugueses de arquitectura, de onde se destacam as presenças do Atelier de Santos, do escritório de Eduardo Souto Moura, de Álvaro Siza Vieira e de Didier Lopes.
Este ciclo de exposições e conferências pretende abordar as novas práticas arquitectónicas contemporâneas, relacionando-as com a realidade política, económica e social, a nível global.