Arquitetura perdeu uma "figura importante"
O presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), João Santa Rita, manifestou hoje consternação com a morte de Diogo Seixas Lopes, afirmando que se perdeu "uma figura importante da arquitetura em Portugal".
"O arquiteto Diogo Seixas Lopes deu um grande contributo à arquitetura e à cultura arquitetónica em Portugal, através dos seus escritos, da sua intervenção, da sua preparação e trabalho", disse à agência Lusa João Santa Rita.
Lembrou o seu trabalho recente enquanto cocomissário da Trienal de Arquitetura de Lisboa, em conjunto com o arquiteto André Tavares, a sua participação na Prototypo, uma "revista marcante na arquitetura em Portugal e no mundo", e as suas obras.
"Todos nós reconhecíamos no arquiteto Diogo Seixas Lopes uma grande capacidade do ponto de vista da sua abordagem à arquitetura e da sua capacidade de falar e de refletir sobre a arquitetura", sublinhou o presidente da OA.
Por outro lado, "eu também perco um amigo", por quem tinha "grande estima, e certamente também fico mais pobre", lamentou o arquiteto, confessando que Diogo Seixas Lopes "deixará saudades".
No último mês, recordou João Santa Rita, a ordem e os arquitetos perderam dois membros significativos, o Nuno Teotónio Pereira e agora "um arquiteto muito mais novo, mas que também deixa marcas muito fortes".
João Santa Rita salientou ainda o trabalho feito por Diogo Seixas Lopes na equipa editorial, que tinha como diretor o arquiteto André Tavares, no Jornal dos Arquitetos.
"Quero deixar um elogio público sobre aquilo que nos fizeram, aquilo que nos deixaram, que é mais um momento do Jornal dos Arquitetos que ficará bem vincado pela presença do arquiteto Diogo Seixas Lopes", sublinhou.
Diogo Seixas Lopes, que morreu hoje de madrugada aos 43 anos vítima de cancro, nasceu em Lisboa, em 1972, e era licenciado em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique.
Era atualmente, com André Tavares, um dos arquitetos responsáveis pela curadoria da quarta edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, prevista para decorrer na capital de outubro a dezembro de 2016, sob o título "A Forma da Forma".